Dilma tem 48% das intenções de voto, diz Vox Populi

Dilma alcança 54% dos votos válidos (Foto: Edison Vara/Reuters) São Paulo – O Instituto Vox Populi divulgou nesta quarta-feira (13) pesquisa de intenção de voto à Presidência da República que […]

Dilma alcança 54% dos votos válidos (Foto: Edison Vara/Reuters)

São Paulo – O Instituto Vox Populi divulgou nesta quarta-feira (13) pesquisa de intenção de voto à Presidência da República que mostra vantagem para a candidata governista Dilma Rousseff (PT), com 48% das intenções de voto, ante 40% do candidato José Serra (PSDB). Os votos brancos e nulos totalizaram 6% na pesquisa, mesmo índice de indecisos.

Considerando apenas os votos válidos, Dilma tem 54,5%, enquanto Serra fica com 45,4%. Nesse caso, não são contabilizados votos brancos, nulos ou indecisos. Os percentuais são semelhantes aos contatados em pesquisa Datafolha (54% a 46%, publicada no sábado). No primeiro turno, a petista alcançou 46,9% dos votos válidos e Serra teve 32,6%.

Entre os dias 10 e 11, o instituto entrevistou 3 mil eleitores em 214 municípios. A pesquisa tem margem de erro de 1,8 ponto percentual e foi encomendada pelo portal IG. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi feito sob o número 35.648/2010.

A avaliação positiva do presidente Lula somou 78%. Na amostra, 17% consideraram o desempenho do presidente regular e 4% o avaliaram negativamente. Não souberam ou não responderam 1% dos entrevistados.

Debate

O levantamento mediu também o impacto do último debate entre presidenciáveis, realizado no último domingo (10) pela TV Bandeirantes. Entre os entrevistados, 22% disseram ter assistido ao debate, e 77% não teriam visto o programa. Entre esses, 39% disseram ter ouvido falar do debate e 60% não ouviram falar.

Entre os que assistiram ou tomaram conhecimento do debate, 37% acreditam que Dilma venceu o confronto. Outros 32% deram a Serra a vitória no debate, enquanto 31% não souberam ou não responderam.