Depois de semana turbulenta, Serra fala de paz e união

Boneco de Serra em comício no Rio insiste na versão polêmica sobre agressão ao candidato (Foto: André Durão/Folhapress) São Paulo – Em seu programa do horário eleitoral gratuito da noite […]

Boneco de Serra em comício no Rio insiste na versão polêmica sobre agressão ao candidato (Foto: André Durão/Folhapress)

São Paulo – Em seu programa do horário eleitoral gratuito da noite do domingo (24), o candidato do PSDB à presidência da República,  José Serra, preferiu não citar denúncias ou suspeitas contra a oponente, Dilma Rousseff, ou ao PT.

Também evitou relembrar o episódio ocorrido em Campo Grande, no Rio, em que se disse vítima de agressão por militantes petistas – em que houve evidências de simulação.

Em vez disso, Serra preferiu o contraponto e tentou passar uma imagem de pacificador, usando expressões, como “país da união”, “não importa a cor do partido”, e “vamos juntos na paz”. O programa foi ao ar um dia depois de Dilma Rousseff, em São Paulo, fazer – em entrevista coletiva – um apelo pela construção de um clima de confraternização entre os eleitores, ao contrário da desavença e da iminência de confronto detectados nos últimos dias.

Além de mostrar aspectos de bondade, o programa de Serra focou o eleitor jovem, mostrando museus, centros e eventos culturais de São Paulo e até citou um verso de uma canção do grupo de rock Titãs. Também voltou a prometer a criação de escolas técnicas pelo país, combater o tráfico de drogas e de que será o “presidente amigo da juventude.” 

Promessas como aumentar a aposentadoria em 10% no ano que vem, construção de estradas e ampliação de programas de preservação ambiental foram renovadas.