Ciro e Alencar vão coordenar campanha de Dilma

Deputado fará parte da coordenação política, enquanto vice-presidente comandará ações em Minas Gerais

São Paulo – O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), que no ano passado tentou ser candidato do PSB à Presidência da República, fará parte, a partir de agora, da coordenação política da campanha de Dilma Rousseff (PT). Em Minas Gerais, a campanha da petista passa a ter novo coordenador: o vice-presidente da República, José Alencar.

O anúncio sobre o reforço na coordenação de campanha foi feito nesta terça (5) por Dilma, após se reunir com lideranças políticas do Nordeste. “Tenho muita admiração e respeito pelo deputado Ciro Gomes. Tenho certeza de que ele tem uma grande contribuição para dar”, disse a candidata do PT.

Participaram da reunião com a petista, em Brasília, Ciro Gomes e os governadores reeleitos do Ceará, Cid Gomes, de Pernambuco, Eduardo Campos, e Sergipe, Marcelo Déda, além do ex-governador do Piauí, Wellington Dias, eleito senador.

Dilma disse ainda que neste segundo turno o Nordeste será um dos focos de sua campanha, que destacará as melhorias feitas na região pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O Nordeste antes era um problema, hoje é parte da solução”, disse a petista.

A coordenação da campanha de Dilma em Minas Gerais também foi mudada. Hoje, em Belo Horizonte, o vice-presidente José Alencar assumiu a coordenação da campanha no estado. Antes, essa tarefa cabia ao petista Patrus Ananias. Ele foi candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Hélio Costa, que perdeu as eleições.

A substituição leva em conta a estratégia de dar prioridade aos maiores colégios eleitorais neste segundo turno. Nesse contexto, Minas Gerais tem um papel estratégico. Além de ser o segundo maior colégio eleitoral do Brasil, com 14,5 milhões de eleitores, perdendo apenas para São Paulo, com 30,3 milhões de eleitores, foi em Minas que a ex-candidata Marina Silva teve melhor votação.

Na capital, Belo Horizonte, Marina ficou em primeiro lugar, com 560.037 votos (40%), 126 mil votos a mais que a mineira Dilma, que obteve por 434.157 (31%) votos. José Serra (PSDB) ficou em terceiro lugar na cidade, com 389.416 (28%) votos.

Fonte: Agência Brasil