Candidatos retomam estratégias do início da campanha na TV

Um dia depois de tirar aborto de programa na TV, Dilma grava com crianças

São Paulo – Os candidatos à Presidência da República retomaram, neste sábado, as estratégias de campanha do início da propaganda eleitoral gratuita. A candidata governista Dilma Rousseff (PT) trouxe gravação ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva e comparou a gestão atual com a do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. José Serra (PSDB), candidato da oposição, confrontou as biografias dos concorrentes, afirmando ser o mais preparado.

A polêmica do aborto ficou de fora da campanha de ambos os concorrentes. Porém, diante da permanência do debate na campanha eleitoral, Dilma gravou sua propaganda de TV com crianças. As sessões ocorreram na sexta-feira (8) e neste sábado (9) e devem ir ao ar nesta segunda-feira (11).

O tema só foi abordado de forma indireta por Dilma em uma cena em que ela está junto de uma família de classe média.. Além disso, houve destaque para as realizações da primeira e segunda edições do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Um quadro intitulado “Presente e futuro” mostrou Dilma entrevistada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A proposta foi trazer uma agenda positiva ao debate, marcado desde as últimas semanas do primeiro turno por boatos relacionados a temas religiosos e morais. O aborto foi o principal deles. A questão está na capa da edição da revista Veja.

Apesar de Dilma liderar as pesquisas de intenção de voto, o comando da campanha vem sofrendo críticas de diferentes lideranças. Na sexta, o presidente Lula cancelou a agenda da tarde para gravar o programa deste sábado. Foi a primeira aparição dos dois juntos após o dia 3 de outubro. Foram várias as menções à necessidade de combater a desigualdade social, eliminando a miséria e a pobreza.

Comparações entre o governo de Fernando Henrique Cardoso e o de Lula foram repetidas, à exemplo do que ocorreu no início da campanha na TV.

O programa de José Serra (PSDB) repetiu a maior parte dos quadros da sexta-feira. Ele voltou a comparar as biografias, dizendo-se mais preparado para ocupar a Presidência, citando episódios como a oposição à ditadura militar, as Diretas Já etc. A estratégia remonta à opção tentada no início da campanha. Também deu bastante atenção à proposta de ampliar a oferta de ensino técnico e de priorizar a saúde.

 

 

 

Leia também

Últimas notícias