Richa vê gestão de Curitiba como referência

Beto Richa foi eleito governador em primeiro turno (Foto: Divulgação) São Paulo – Eleito com pouco mais de 52% dos votos, o novo governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), afirmou que […]

Beto Richa foi eleito governador em primeiro turno (Foto: Divulgação)

São Paulo – Eleito com pouco mais de 52% dos votos, o novo governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), afirmou que pretende repetir no estado o mesmo modelo de gestão que vinha fazendo a frente da prefeitura de Curitiba. Em sua primeira entrevista coletiva, o tucano enfatizou que irá fazer um governo “indutor do desenvolvimento social e econômico”.

Até às 21h, 99,88% das urnas foram apuradas no Paraná. Beto Richa soma 3.036.353 votos (52,44%). Osmar Dias (PDT) ficou com 2.641.481 (45,62%).

Richa afirmou que já esperava uma disputa acirrada. “Não é fácil ir contra o presidente do Brasil e a candidata do PT. Também não é fácil enfrentar a máquina do estado utilizada da forma indiscriminada como foi”, acusou. “Mas os paranaenses aceitaram a minha proposta e eu vou fazer um grande governo”, encerrou Richa. Osmar Dias informou que não vai falar com a imprensa na noite deste domingo (3).

O candidato do PDT apenas publicou uma mensagem de agradecimento em seu twitter: “Agradeço a todos que trabalharam na nossa campanha, a todos que confiaram no nosso projeto, que com garra e entusiasmo acreditaram em nós”.

Senado

As duas vagas paranaenses ao Senado ficaram com a candidata do PT, Gleise Hoffmann, com 29,5% dos votos até o momento, e com o ex-governador do estado Roberto Requião (PMDB), que totaliza 24,8%. Em entrevista, Gleise agradeceu seus mais de 3 milhões de eleitores e o apoio do presidente Lula. A senadora eleita lamentou ainda a derrota de Osmar Dias: “O Paraná iria ganhar muito com a experiência de Osmar”.

Números

No Paraná, sexto estado em número de eleitores aptos a votar, 7,6 milhões de cidadão foram às urnas. Disputaram os votos do eleitorado paranaense 1.032 candidatos registrados no TRE-PR, dos quais 641 concorreram a deputado estadual e 337 a deputado federal. Serão eleitos, além do governador e seu vice e dos dois senadores, 54 deputados estaduais e 30 deputados federais.

Leia também

Últimas notícias