Acre usa votação para fazer referendo sobre mudança do horário local

São Paulo – Os eleitores do Acre vão às urnas neste domingo não apenas para votar para a Presidência da República neste segundo turno, mas também  para participar do referendo […]

São Paulo – Os eleitores do Acre vão às urnas neste domingo não apenas para votar para a Presidência da República neste segundo turno, mas também  para participar do referendo sobre a mudança do horário local que ocorreu há cerca de dois anos.

No referendo, os eleitores devem responder à pergunta: “Você é a favor da recente alteração do horário legal promovida no seu estado?”, o eleitor deverá digitar 55 (para votar sim, indicando sua concordância com a alteração do horário); ou 77 (para votar não, indicando a sua preferência pelo horário antigo).

O eleitor que não votar no referendo será considerado faltoso, devendo pagar uma multa, segundo o TRE/AC. Pode-se ainda votar em branco ou nulo, caso seja digitado qualquer número diferente dos estipulados. O eleitor deve registrar seu voto na mesma seção eleitoral em que vota.

Fuso horário

Uma lei aprovada em 2008 modificou o fuso no estado, reduzindo a diferença em relação à hora oficial de Brasília (menos um hora, no horário normal, ou menos duas horas, no horário de verão). Antes da mudança, o fuso chegava a três horas de diferença no verão.

Em 2009, o Senado Federal determinou a realização de referendo para consultar o eleitorado estadual sobre a conveniência e oportunidade da alteração no fuso horário local.

Leia também

Últimas notícias