Pesquisa diz que 80% sabem de necessidade de dois documentos para votar

São Paulo – Pesquisa divulgada pelo Instituto Sensus nesta quarta-feira (29) aponta que 81,2% dos eleitores sabem da necessidade de se portar dois documentos para votar em 3 de outubro. […]

São Paulo – Pesquisa divulgada pelo Instituto Sensus nesta quarta-feira (29) aponta que 81,2% dos eleitores sabem da necessidade de se portar dois documentos para votar em 3 de outubro. A norma vale pela primeira vez e é apontada como um fator que pode aumentar a abstenção na votação. Os demais, que desconhecem a mudança na legislação, dividem-se entre os que acham que basta um documento com foto (11,2%) e os que acreditam que o título de eleitor é suficiente (4,5%).

Em função da minirreforma eleitoral, aprovada em 2009, estabeleceu-se a necessidade de apresentação do título de eleitor mais um documento com foto. O PT entrou com um pedido de liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) alegando tratar-se de “burocracia desnecessária” e defendendo a necessidade apenas da identificação com foto. A avaliação é de que a medida pode ampliar a abstenção por impedimento de participação na votação.

Apesar de o voto ser obrigatório, 91,2% dizem que vão de fato comparecer às urnas neste domingo. Apenas 2,5% admitem a ausência e 5,5% afirmam que talvez participem do pleito.

Em termos de intenções de voto, a pesquisa apontou que Dilma Rousseff (PT), candidata governista à Presidência da República, venceria a disputa em primeiro turno, com 54,7% das intenções de voto.

Leia também

Últimas notícias