Movimentos gays de PE pautam campanha ao Senado

Ativistas promovem sabatina com candidatos. Marco Maciel (DEM) alega incompatibilidade de agenda e vira alvo de críticas

São Paulo – Os candidatos ao Senado em Pernambuco passam, nesta sexta-feira (10) por uma sabatina com ativistas de movimentos de Lésbigas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT). A ONG Leões do Norte promove a sabatina com os principais candidatos ao Senado do estado. No dia 17, será a vez dos candidatos ao governo do estado apresentarem suas propostas.

Raul Jungmann (PPS), Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT) estão confirmados. O evento ocorre na boate Metrópole em Recife (PE). Marco Maciel (DEM), candidato à reeleição, alegou incompatibilidade de agenda.

Em função da posição do democrata, a ONG fez um manifesto reprovando a falta de disposiçaõ do senador em participar. Segundo o vice-presidente da organização, Luciano Freitas, o parlamentar não tem representado este segmento da sociedade.

Em entrevista a O Diário de Penambuco, Freitas diz que o parlamentar “não é obrigado a participar”, mas questiona a conduta. A campanha de Maciel coloca o senador como “o Marco de Pernambuco”. “Até agora, não vimos posições dele em relação a públicos como homossexuais, negros e mulheres”, disse Freitas.

Durante a sabatina, os candidatos responderão perguntas de jornalistas e representantes de movimentos homossexuais. Serão questões iguais para os candidatos, e o debate é aberto ao público.

Para a próxima semana, foram convidados Sérgio Xavier (PV), Edilson Silva (PSOL), Eduardo Campos (PSB) e Jarbas Vasconcelos (PMDB).

Leia também

Últimas notícias