Ministro suspende discurso de Collor em propaganda de Serra

O ministro Joelson Dias, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que a coligação O Brasil Pode Mais retire do ar propaganda que veicula cenas do senador Fernando Collor falando com […]

O ministro Joelson Dias, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que a coligação O Brasil Pode Mais retire do ar propaganda que veicula cenas do senador Fernando Collor falando com eleitores em local público e demonstrando seu apoio à candidata Dilma Rousseff.

A propaganda exibida pela coligação que tem como candidato José Serra foi veiculada na televisão em inserções de 15 segundos desde sábado (4). No vídeo, Collor pede que os eleitores não esqueçam o nome de Dilma Rousseff e o seu número na urna.

A coligação de Dilma pediu que a propaganda fosse retirada do ar sob o argumento de que na veiculação de inserções é vedada a utilização de gravações externas. Além disso, destacou que “a manutenção dessa espécie de publicidade irregular é francamente nociva e expõe o eleitor a uma informação falsa sobre o quadro da disputa”.

Ao suspender a propaganda, o ministro Joelson Dias destacou que, aparentemente, a inserção teria realmente “se valido de gravação externa, o que é vedado pelo artigo 51, IV, da Lei 9.504/97”.