Animado por pesquisa, Mercadante cola em Lula por 2º turno em SP

(Lula e Mercadante em comício em Campinas, no sábado. Para o presidente, eleger petista em SP é “questão de honra” (Foto: Cesar Ogata) São Paulo – O candidato ao governo […]

(Lula e Mercadante em comício em Campinas, no sábado. Para o presidente, eleger petista em SP é “questão de honra” (Foto: Cesar Ogata)

São Paulo – O candidato ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante (PT), aposta na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para levar a eleição no estado para o 2º turno. Lula e a candidata a presidência Dilma Rousseff têm participado de mais comícios no estado. Uma pesquisa divulgada no sábado (18) pelo jornal Diário de S.Paulo reforçou as esperanças dos aliados do senador.

No programa eleitoral de Mercadante, desta segunda-feira (20) a tarde, foram vinculadas imagens do comício realizado no sábado (18) em Campinas.  Mercadante estava acompanhado de Dilma e Lula que pediram votos ao candidato.

“É uma questão de honra a gente eleger esse companheiro governador de São Paulo. Não é possível que o Estado mais rico da federação, que o Estado que deveria ser exemplo de politização desse País, possa ter um retrocesso votando em alguém que não tem a alma do povo brasileiro (…) Esse companheiro pode fazer muito mais”, disse Lula.

2º turno

No sábado, foi divulgada uma pesquisa Ipespe/Diário de S.Paulo que indica um cenário mais favorável a Mercadante. Alckmin aparece com 46% das intenções de voto e Mercadante 26%, os demais candidatos juntos têm 13%.

A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Isso significa que o candidato do PSDB tem entre 42,8 e 49,2% e a soma dos demais candidatos fica entre 35,8 e 42,2%. Em um cenário a diferença entre Alckmin e os adversários seria menor que um ponto percentual, em outro cenário Alckmin se elegeria com uma diferença de 13,4%.

Para uma eleição ser vencida em primeiro turno, os votos em um candidato tem que superar todos os votos efetivamente dados para os adversários. Votos brancos e nulos são desconsiderados da conta de “votos válidos”.

A avaliação da campanha é de que o candidato do PT ainda devará crescer até o nível das votações tradicionais do seu partido no estado. O PT tem tido em torno de 30% dos votos nas eleições passadas. Em 2002 José Genoíno teve 32% e Mercadante alcançou 31,7% em 2006.

Em pesquisa Ibope divulgada na sexta-feira (20), Alckmin aparece com 48% dos votos e venceria no 1º turno se as eleições fossem hoje. O segundo colocado, Mercadante,  registrou 24%.