Lula promete investigar uso de recursos federais para Defesa Civil de SC

Joinville (SC) – Em comício na noite da segunda-feira (13), em Joinville (SC), o presidente Lula rebateu críticas à política nacional de Defesa Civil, feitas pelos adversários da candidata petista […]

Joinville (SC) – Em comício na noite da segunda-feira (13), em Joinville (SC), o presidente Lula rebateu críticas à política nacional de Defesa Civil, feitas pelos adversários da candidata petista ao Planalto, Dilma Rousseff, durante debate da noite de domingo (12) na Rede TV! Lula adotou um tom agressivo ao falar dos recursos federais que foram enviados para Santa Catarina, por conta das enchentes ocorridas no estado no ano passado, e disse que pedirá uma investigação da Controladoria-Geral da União (CGU) sobe a aplicação do dinheiro.

“Quando houve as enchentes no Vale do Itajaí, duvido que um governo agiu com tanta rapidez para ajudar os nossos irmãos que estavam debaixo d’água (sic). Só não sei se o dinheiro foi aplicado para aquilo que nós mandamos”, disse. “Eu sei que agora tem gente dizendo que o dinheiro não veio. Vou pedir para a Controladoria-Geral da União fazer uma investigação do dinheiro federal para saber onde esse dinheiro foi parar”, prometeu.

Lula citou também a família Bornhausen, uma das mandatárias da política local, que tem o ex-presidente nacional do DEM, Jorge Bornhausen como seu principal representante. “Os Bornhausen não podem vir disfarçados de cordeiro, porque nós já conhecemos os Bornhausen. Nós sabemos as histórias deles”, disse Lula. Joinville é berço político de Jorge Bornhausen, que já foi prefeito da cidade por duas vezes.

O presidente também não poupou de críticas ao ex-governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB). “Quando o Luiz Henrique foi eleito governador de Santa Catarina, eu achei que fosse pra mudar, mas ele trouxe de volta o DEM, que nós precisamos extirpar da política brasileira”

Convicção

O PT classificou o ato político de Joinville como o “comício da virada”. As pesquisas eleitorais indicam a senadora Ideli Salvatti em terceiro lugar na disputa pelo governo catarinense, atrás de Ângela Amin (PP) e de Raimundo Colombo (DEM) que lidera a disputa e tem o apoio do ex-governador Luiz Henrique.

Já na disputa pela Presidência, o desempenho de Dilma está melhor que o do tucano José Serra em Santa Catarina. Na última pesquisa Ibope, Dilma obteve 33% das intenções de voto na consulta espontânea, enquanto Serra obteve 29%. A candidata do PV, Marina Silva, teve 5%.

Edição: Fábio M. Michel