Contra Tasso e Artur Virgílio, Lula intensifica campanha no CE e AM

Queda de tucanos em pesquisas podem ter contribuído na decisão sobre a participação do presidente na campanha

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou, no início da tarde desta terça-feira (14), novos vídeos de apoio a candidatos da base aliada ao Senado no Amazonas e no Ceará. São estados onde dois tucanos de peso no cenário nacional disputam a reeleição, Arthur Virgilio (PSDB-AM) e Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Lula aparece ao lado do candidato discutindo sobre o papel de um senador e a importância de ser um aliado do presidente da República na Casa. A ação do presidente coloca em jogo sua popularidade, estimada em 76% dos eleitores segundo pesquisa do instituto Sensus divulgada nesta terça. O objetivo é eleger o maior número de senadores do PT e dos partidos coligados para garantir amplo apoio no Congresso Nacional a um eventual governo de Dilma Rousseff (PT).

O pedido de votos no Amazonas é para Vanessa Grazziotin (PCdoB), que três pontos percentuais à frente mas aparece tecnicamente empatada com Virgílio (39% a 36%). O objetivo é impulsionar a candidata nas pesquisas.

No Ceará, Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT) receberam o reforço presidencial. No vídeo, Lula aparece ao lado de Pimentel e Eunício pedindo votos para ambos.

A decisão pode ter sido motivada por pesquisa Datafolha divulgada na terça-feira que apontou queda de quatro pontos porcentuais de Tasso Jereissati na corrida ao Senado. A terceira rodada da pesquisa Datafolha publicada pelo jornal O Povo mostra o tucano com 48% contra 34% de Eunício Oliveira (PMDB) e 31% de José Pimentel (PT).

Leia também

Últimas notícias