Blogueiros do Maranhão montam rede de informação sobre eleições

Boletim enviado por email pretende agregar informações de blogs progressistas do estado

Boletim eletrônico reúne produção de blogs do Maranhão (Foto: Reprodução)

Rio de Janeiro – O Encontro dos Blogueiros e Twitteiros Progressistas do Maranhão, realizado em 2 de setembro, viu nascer seu primeiro fruto: o boletim Ê[email protected], que agrega o conteúdo desses sites em um só lugar. O evento foi organizado pelo movimento Nós de Rede, uma articulação constante desses comunicadores para produção de conteúdo colaborativo inspirado no evento nacional, que aconteceu em São Paulo em agosto.

De acordo com Francisco Gonçalves Conceição, chefe de departamento de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão e um dos idealizadores do projeto, o Nós de Rede e o boletim vieram para juntar as informações que já são produzidas, mas que até hoje estavam desconexas. “É uma experiência, mas pode ser um aprendizado do ponto de vista de dar liga àquilo que é muito fragmentado, que é cada um trabalhando por si”, explica Conceição.

O aspecto ideológico do grupo é homogêneo, apesar das diferenças na atuação profissional de cada blogueiro. Os critérios que juntaram esses sites em torno de um projeto em comum são o alinhamento com a cultura dos direitos humanos, com a democratização da comunicação e o compromisso com a renovação política no Maranhão. 

O grupo não nega que o componente eleitoral está presente nessa iniciativa. “Não somos partidários, nem aderimos a uma candidatura, mas temos uma posição que é reforçar processos de mudanças políticas e culturais no estado. Temos uma posição, que é o fim de um ciclo oligárquico”, diz o professor.

O boletim já conta com o apoio Sociedade Maranhense de Defesa dos Direitos Humanos, da Cáritas e da Agência Matraca de Notícias da Infância. Para receber o Ê[email protected] por e-mail, basta se inscrever pelo endereço [email protected]. A edição do conteúdo é de Franklin Douglas, do blog Ecos das Lutas.

Leia também

Últimas notícias