Dilma desafia Serra a ‘subir’ na garupa de FHC

A candidata do PT em encontro com empresários em SC (Foto: Roberto Stuckert Filho) São Paulo – A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, rebateu nesta quinta-feira […]

A candidata do PT em encontro com empresários em SC (Foto: Roberto Stuckert Filho)

São Paulo – A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, rebateu nesta quinta-feira (12) as críticas do adversário José Serra (PSDB) sobre ela andar na ‘garupa’ de Lula.

Em evento na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Dilma disse que seria covardia de Serra ‘subir’ na garupa de Fernando Henrique Cardoso.

Ao ser questionada sobre a fala de Serra no Jornal Nacional, a candidata enfatizou que seu oponente tem “muito medo” de comparações entre os governos Lula e FHC. “Ele não pode estar na garupa do presidente FHC porque é até uma covardia. Tenho orgulho do presidente Lula. Não tem nada que ele faça que me dê vergonha de passar a diante. Eu sou a continuidade do governo Lula”, disse a empresários.

Na entrevista ao Jornal Nacional, na quarta-feira (11), Serra afirmou que “não há presidente que possa governar na garupa, ouvindo terceiros ou sendo monitorado por terceiros.”

Dilma também falou sobre os pedágios e disse que nenhum cidadão quer pagar pedágios e muito menos vê-los aumentando, sendo “radicalmente contra” o modelo de cobrança dos pedágios paulistas. “Aumentar pedágios significa repassar mais impostos à população”. Ela também firmou compromisso em, se eleita, discutir primeiro a reforma tributária.

Logo após a coletiva, participou de passeata próximo ao Mercado Público de Florianópolis com cerca de 2 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar.

 

Construção de estaleiros

Motivo de oposição do PT de Florianópolis, Dilma defendeu a construção de estaleiros que ocupariam áreas em Biguaçu. Por estar cercada por unidades de conservação, a obra não obteve licença ambiental. A OSX, empresa de Eike Batista que é responsável pelo estaleiro, estuda levar obra para o Rio de Janeiro.

A candidata se mostrou favorável ao andamento da construção. “Santa Catarina tem que lutar pelo seu [staleiro, sim, tem que superar os obstáculos que tem, porque um dos setores que mais vai crescer no Brasil nos próximos anos é esse setor que vai produzir plataformas, navios, sondas, vai gerar empregos”, declarou.