Ibope coloca Dilma eleita em 1º turno, com 11 pontos de vantagem

É a primeira vez que a candidata governista soma mais de 50% dos votos válidos. Indecisos, que são 7% dos entrevistados, ainda podem alterar o cenário

Candidata abre 11 pontos de vantagem sobre concorrente tucano. Na foto, Dilma caminha em Brasília, durante Feira do Produtor (Foto: Roberto Stuckert Filho)

São Paulo – A vantagem de Dilma Rousseff (PT) na pesquisa Ibope de intenção de votos para a Presidência da República aumenta para 11 pontos percentuais. Com a conformação, a candidata governista seria eleita em primeiro turno, já que somaria 51% dos votos válidos. A informação consta do levantamento divulgado nesta segunda-feira (16). Na semana passada, a diferença em relação a José Serra (PSDB) era de cinco pontos.

A candidata apoiada pelo governo federal teria 43% dos votos se as eleições fossem hoje. O oposicionista Serra ficaria com 32% segundo o Ibope. Marina Silva (PV) aparece em terceiro, com 8% dos votos. Os demais candidatos não atingiram 1% cada. Brancos e nulos são 7% e indecisos, 9%. É o último levantamento realizado antes do início do horário eleitoral gratuito de TV e rádio.

Nas simulações de segundo turno, Dilma também venceria. Contra Serra, seria por 48% a 37%. Brancos e nulos seriam 8% e indecisos 7%. São as maiores margens favoráveis à petista da série feita pelo instituto para o pleito deste ano.

Na pesquisa anterior, Dilma tinha 39%, contra 34% de Serra. Enquanto a primeira cresceu quatro pontos, o segundo oscilou dois para baixo. Marina aparecia com os mesmos 8%. Em um eventual segundo turno, a vantagem da candidata governista sobre o tucano era de cinco pontos percentuais.

O Datafolha, cuja pesquisa foi divulgada na sexta-feira, aferiu uma vantagem de oito pontos percentuais para Dilma. O Vox Populi tem a divulgação de sua pesquisa embargada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em função de pedido do PSOL.

A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. Foram entrevistados 2.506 de 12 a 15 de agosto – depois, portanto, das entrevistas dos candidatos ao Jornal Nacional. O estudo está cadastrado no TSE sob o protocolo número 23548/2010 e foi encomendado pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo.