Instituto recomenda veto a doações para fichas-suja
Ethos sugere transparência e cobrança de compromissos públicos dos candidatos. Sugestões constam de estudo
Publicado 23/07/2010 - 17h09
São Paulo – O Instituto Ethos, que defende posturas socialmente responsáveis por parte de empresas, lançou nesta sexta-feira (23) um manual sobre doações privadas de campanha. A entidade inclui ainda recomendações para as empresas, como o veto a candidatos com histórico de corrupção, a adoção de critérios transparentes e exigência de compromissos públicos por parte dos concorrentes.
A iniciativa é uma tentativa de garantir uma postura adequada por parte das empresas também no financiamento eleitoral. O estudo aponta poder excessivo conferido ao modelo de arrecadação de recursos para campanha, já que concentra a maior parte dos recursos nas mãos de poucos grupos empresariais.
Confira as recomendações do Ethos para as empresas
- Cumprir integralmente a legislação, especificamente no que diz respeito à transparência do financiamento e a não buscar vantagens indevidas;
- Não apoiar partidos ou candidatos com histórico de corrupção;
- Definir e tornar pública a postura da empresa em relação ao financiamento político;
- Identificar áreas de vulnerabilidade da empresa em relação ao financiamento político e promover o engajamento em projetos de reforma;
- Cobrar do candidato apoiado um compromisso público contendo propostas claras e metas quantificadas, especialmente em relação às políticas sociais e ambientais.
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