Família Maia mostra força política no RJ

Rodrigo Maia, candidato ao Senado (Foto: Renato Araujo/ABr) Rio de Janeiro – Figura de destaque na política fluminense dos últimos vinte anos, o ex-prefeito Cesar Maia, candidato ao Senado pelo […]

Rodrigo Maia, candidato ao Senado (Foto: Renato Araujo/ABr)

Rio de Janeiro – Figura de destaque na política fluminense dos últimos vinte anos, o ex-prefeito Cesar Maia, candidato ao Senado pelo DEM, também pode ter sua trajetória influenciada pelas últimas novidades no panorama eleitoral do RJ. A escolha de um pupilo de Cesar – o deputado federal Índio da Costa – para vice na chapa de José Serra fortalece seu grupo político e, em especial, o deputado federal Rodrigo Maia, que é presidente nacional do DEM e filho do ex-prefeito do Rio. Cesar, que já aparece em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto para o Senado, deve fortalecer ainda mais sua posição de principal cabo eleitoral de Serra no estado e isolar resistências dentro da coligação que apóia Fernando Gabeira (PV) para o Governo do Rio.

Índio da Costa começou na política em 1995, pelas mãos de Cesar, que o nomeou administrador regional da Zona Sul da cidade aos 25 anos de idade. Índio faz parte do grupo que ficou conhecido como os “menudos” do então prefeito, e que tem como expoente mais famoso o atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB). O vice de Serra foi eleito vereador em 1996, e ficou na Câmara Municipal até ser eleito deputado federal em 2006, com 91 mil votos. Índio também foi secretário municipal de Administração do Rio no segundo e no terceiro mandatos de Cesar à frente da Prefeitura.

Além de afirmar sua posição de liderança na aliança demo-tucana de apoio a Serra e, de quebra, reunir cacife para uma eventual recomposição da direita em caso de nova derrota eleitoral, a indicação de Índio da Costa acaba trazendo outro benefício direto à família Maia. De acordo com as pesquisas feitas até aqui, o DEM não deverá fazer no Rio uma bancada muito numerosa para a Câmara dos Deputados nas próximas eleições. Fora do páreo na condição de vice de Serra, Índio facilita a reeleição de Rodrigo Maia, que disputa a mesma faixa de eleitorado, para a Câmara dos Deputados.

Leia também

Últimas notícias