Amigos do Presidente Lula vê ações judiciais como risco à liberdade de expressão

Em entrevista exclusiva à Rede Brasil Atual, Helena Sthephanowitz, criadora do site em 2005, explica as motivações e acredita que Lula será considerado por muitos anos como melhor presidente da história

São Paulo – Ações judiciais contra blogs que tratam de temas políticos representam um risco à liberdade de expressão, na visão de Helena Sthephanowitz. A jornalista e autora do blog Os Amigos do Presidente Lula conta as motivações e objetivos dos ativistas. Manifestando apoio a Dilma Rousseff (PT), ela considera que Lula deve ser lembrado por muitos anos como o melhor presidente da história do país.

Ela compara as restrições de se manifestar apoio a um projeto político com uma eventual ação contra ONGs ambientalistas. “O que estamos fazendo é ativismo cibernético. Isso não tem período determinado para fazer. Seria o mesmo que dizer que o Greenpeace só pode defender o meio ambiente nos três meses que antecedem cada eleição”, ironiza. “Daqui a pouco estão proibindo as colunas e artigos políticos dos jornais e as discussões nos botecos de esquina”, completa.

Criado em 2005, em meio à crise política daquele ano, do chamado “Mensalão”, o blog é mantido também por José Augusto Duarte. A iniciativa foi pensada como resposta à falta de espaço, nos veículos de comunicação comerciais, para avaliar ações do governo federal realizadas até então. Ela nega que haja vínculos com o PT ou com a coordenação de campanha de Dilma. “Postamos nossos textos com total independência e gostamos dessa nossa liberdade”, resume.

Mesmo após a reeleição de Lula, a partir de quando sua aprovação cresceu exponencialmente até superar 80% de apoio, ela considera que a internet pode ter um papel ainda mais importante na eleição deste ano em relação à de 2006. Confira os principais trechos da entrevista.

Rede Brasil Atual – Qual foi a motivação de colocar o blog Os Amigos do Presidente Lula no ar?

Helena Sthephanowitz – Quando criei o blog não pensei em “mobilização”, pensei em informação. O blog “Os Amigos do Presidente Lula” nasceu em 2005, quando a oposição falava em impeachment ou – inacreditável – em surrar o presidente da república. Doia ver o presidente ser tratado pela imprensa de forma preconceituosa e até desrespeitosa. A internet poderia ser um bom canal para manifestar nossa simpatia por ele e pelo projeto de construir um país mais forte, justo, soberano e menos desigual, que ele estava implementando.

A grande imprensa, apesar dos inegáveis avanços do governo federal, não divulgava ou divulgada apenas com letras miúdas as boas notícias que vinham do Palácio do Planalto. O que fazer para preencher esse vazio? Foi aí que tive a idéia de criar um blog que trouxesse à tona a quantidade de bons programas realizado pelo governo brasileiro, programas que muitos eleitores desconheciam.

Por que um blog, por que a internet?

Antes da reeleição do presidente Lula o exemplo norte-americano serveria de resposta. Lá, a força dos blogs influíram no encaminhamento da sucessão presidencial. Aqui, entramos para a história, a mobilização via web surpreendeu e alcançou o mesmo resultado. O presidente Lula ganhou na internet com a multiplicação de blogs e apoios e posteriormente ganhou nas urnas. Fomos, sem nenhuma modéstia e muito orgulho, construtores dessa vitória.

Comparando o momento atual ao período em que o blog começou, a articulação pró-Lula na blogosfera aumentou?

Não sei se existe uma articulação pró-Lula. O que percebi foi que depois mais blogueiros constataram que a imprensa estava sendo injusta com o presidente e o governo dele e começaram a mostrar erros, contradições e mau jornalismo em geral.

Qual o grau de relacionamento mantido com o presidente Lula? Ele acompanha o blog, já fez comentários a respeito?

Temos muita admiração por ele e gratidão pelo ótimo governo que vem fazendo, apoiado por mais de 85% dos brasileiros. Não sei se ele acompanha o blog. Sei que alguns amigos comuns falam do blog para ele e que no ano passado nos mandou uma mensagem parabenizando pelo aniversário do blog.

Com a expectativa de a internet ter um papel mais decisivo na campanha?

Não sei se a internet terá um papel decisivo na campanha, porque ela está sendo usada tanto pelos que apoiam o governo quanto pela oposição. A internet é um bom canal de ativismo político, principalmente para aqueles que não são políticos e querem expressar sua opinião, suas idéias e seus argumentos. É um espaço público para os que não estão legitimados pela mídia como interlocutores sociais.

Os Amigos do Presidente Lula tem sido assediado pela própria campanha petista? Há um contato com os profissionais da campanha?

Nós temos a preocupação de nos manter independentes. Postamos nossos textos com total independência e gostamos dessa nossa liberdade. Essa posição é um bloqueio “quase que natural” a textos de parlamentares, pedidos partidários ou até mesmo de campanha…

O blog sofre questionamentos na Justiça sobre campanha eleitoral antecipada. Como vocês encaram isso?

Achamos a acusação injusta, porque não estamos fazendo campanha, não temos ligação com candidatos nem com comitês eleitorais, não somos pagos por nenhum político. O que estamos fazendo é ativismo cibernético. Isso não tem período determinado para fazer. Seria o mesmo que dizer que o Greenpeace só pode defender o meio ambiente nos três meses que antecedem cada eleição. No limite extremo, seria determinar que a oposição só pode criticar o governo e o governo falar bem de si entre julho e setembro de cada ano eleitoral. Isso é cerceamento da liberdade de expressão. Daqui a pouco estão proibindo as colunas e artigos políticos dos jornais e as discussões nos botecos de esquina.

Então uma eventual proibição ao posicionamento de blogs na eleição seria ferir a liberdade de expressão?

Com certeza. Agora que os excluídos dos espaços públicos de debate político encontraram um canal de expressão, querem retroceder na evolução democrática proporcionada pelo avanço tecnológico calando nossa voz.

O Lula sai do governo no final deste ano. Como ficará o blog, já que ele não será mais presidente?

Continuaremos amigos do ex-presidente, torcendo para que a presidente Dilma faça um governo melhor que o dele, mas tendo certeza de que ele será por muitos e muitos anos reconhecido como o melhor presidente que o país já teve, porque foi a sabedoria, a determinação, a perseverança e a sensibilidade social e política dele que fizeram o Brasil encontrar o caminho de uma sociedade mais moderna, justa e solidária.

Leia também

Últimas notícias