SP recebe 4 convenções partidárias neste sábado

São Paulo – A capital paulista recebe, na manhã deste sábado (19), quatro convenções partidárias para oficializar o posicionamento das legendas nos pleitos nacional e estadual. Uma delas, do PTB, […]

São Paulo – A capital paulista recebe, na manhã deste sábado (19), quatro convenções partidárias para oficializar o posicionamento das legendas nos pleitos nacional e estadual. Uma delas, do PTB, abarca o âmbito nacional, enquanto outras três, do PV, PCdoB e PSOL, confirmam a chapa apoiada em São Paulo para o Executivo.

O PCdoB oficializa o apoio ao candidato Aloizio Mercadante (PT) ao governo de São Paulo. Durante a semana, os comunistas definiram o apoio a Dilma Rousseff (PT) à Presidência. Agora, sob o slogan “São Paulo precisa crescer com o Brasil”, a convenção também ratifica Netinho de Paula, vereador na capital, ao Senado. Marta Suplicy (PT), também candidata na chapa, participa do evento, no campus Vergueiro da universidade Uninove. Mercadante também deve comparecer.

O PSOL terá o professor Paulo Bufalo candidato ao governo do estado. A convenção ocorre no Bom Retiro, centro, com o deputado federal Ivan Valente e o pré-candidato à presidência da República, Plínio Arruda Sampaio.

A legenda tem rachas regionais, com a principal liderança nacional, Heloísa Helena, candidata ao Senado por Alagoas, manifestando críticas duras à figura de Plínio e à legenda como um todo. Ela chegou a insinuar que apoiaria a senadora Marina Silva, candidata do PV ao Planalto.

Marina estará também em São Paulo para a convenção de seu partido no estado. Fabio Feldmann será o nome ao goerno e Ricardo Young ao Senado. Abriga o encontro a Assembleia Legislativa. Rogério Menezes, um dos fundadores do PV em São Paulo, compõe, como vice, a chapa de Feldmann.

No caso do PTB, a definição pelo nome de José Serra (PSDB) na corrida à sucessão presidencial deve sair apenas no domingo. Sob o comando de Roberto Jefferson, presidente da legenda e ex-deputado federal pelo Rio de Janeiro, participam os tucanos Sérgio Guerra, senador e presidente, e Geraldo Alckmin, nome na eleição paulista. O encontro será no Hotel Blue Tree, na zona sul da capital.