Ministro prevê que nível de investimento voltará ao nível pré-crise este ano

Brasília – A taxa de investimento vai superar a poupança interna, ampliando, assim, o déficit em conta corrente, afirmou hoje (2), o ministro interino da Fazenda, Nelson Barbosa, durante o […]

Brasília – A taxa de investimento vai superar a poupança interna, ampliando, assim, o déficit em conta corrente, afirmou hoje (2), o ministro interino da Fazenda, Nelson Barbosa, durante o 10º Balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As transações correntes são um indicador importante por mostrar como andam as contas externas brasileiras.

Barbosa lembrou que, durante a crise, houve uma queda tanto na taxa de investimento quanto na taxa de poupança. Ele destacou que, para este ano, se espera uma recuperação do investimento ao nível pré-crise e também da poupança interna no Brasil.

“Com o crescimento, aumentam-se os salários. Aumentam-se os lucros retidos das empresas e a arrecadação do governo, com a geração do aumento da poupança interna do país”, disse o ministro. Este ano, o Banco Central (BC) estima o déficit em conta corrente em 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo Barbosa, esse nível de déficit é “perfeitamente” financiável pela entrada de capital externo, já que o Brasil é o principal destino dos investimentos internacionais com a crise na Europa e a recuperação lenta dos Estados Unidos.

Para demonstrar que a situação tem sido administrada pelo governo, Barbosa lembrou que o país tem, hoje, mais reservas do que dívida, com 13,6% do PIB em reservas internacionais e 11,6% do PIB de dívida externa. Até abril, o déficit em conta corrente ficou em 2% do PIB.

Fonte: Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias