TV do Executivo confirma restrição a nome de pré-candidatos

Durante inauguração de petroleiro em Pernambuco, menções a Dilma Rousseff foram suplantadas por orientação da EBC

São Paulo – Qualquer menção a nomes de pré-candidatos à Presidência da República será evitada em canais de TV do governo federal. Segundo a assessoria de imprensa da Empresa Brasil de Comunicações (EBC), o expediente de evitar que referências a Dilma Rousseff fossem ao ar durante a transmissão ao vivo da inauguração de petroleiro em Itapojuca (PE) será repetido nos próximos meses na NBR.

A  emissora estatal do poder Executivo é operada pela EBC, contratada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Diferentemente da rede pública – a TV Brasil e outras oito emissoras de rádio –, a concessão do canal é feita ao governo, de modo semelhante ao que acontece com as TVs Justiça, Câmara e Senado, por exemplo.

A orientação da Secom é de evitar menções aos pré-candidatos para impedir que haja favorecimento de qualquer um deles. Ainda que a legislação eleitoral exija espaço igual aos candidatos a partir de 6 de junho, quando se inicia o período de campanha, o órgão decidiu se adiantar e restringir as referências. Segundo a assessoria de imprensa da EBC, a prática vai continuar e deve aplicar-se também a outros concorrentes – como José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) – caso sejam mencionados.

Segundo a agência Reuters, a emissora estatal NBR procurou evitar que referências a Dilma fossem ao ar na manhã desta sexta-feira (7). Isso ocorreu por pelo menos cinco vezes durante discursos transmitidos ao vivo na inauguração do petroleiro. Uma das ocorrências foi no do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao citar o nome da pré-candidata, ainda de acordo com a agência, a imagem da autoridade que discursava era mantida mas o áudio era substituído temporariamente pela voz de uma locutora que fornecia informações relacionadas ao evento e à biografia de João Cândido, que dá nome ao navio – líder da Revolta da Chibata (1910), em que marinheiros rebelaram-se contra a aplicação de castigos físicos no Rio de Janeiro.

Além de Lula, também tiveram o discurso “interrompido” o presidente da Transpetro, Sergio Machado, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos (por duas vezes), e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, todos em citações do nome de Dilma.

Como ministra-chefe da Casa Civil, Dilma foi apontada como uma das responsáveis pela recuperação da indústria naval.

TV Brasil

No caso da TV Brasil, o plano de cobertura das eleições foi preparado e depende de aprovação por parte do Conselho Curador da emissora pública. O tema é pauta da próxima reunião do Conselho, nesta terça-feira (11).

 

Leia também

Últimas notícias