Para tentar manter candidatura, Ciro critica Lula e PT

Deputado do PSB prevê ainda vitória de Serra sobre Dilma, além de campanha marcada por baixarias

Se legenda for negada, Ciro promete se afastar da campanha: “Vai ver viajo, vou virar intelectual” (Foto: Gilberto Nascimento/Agência Câmara)

São Paulo – O deputado federal Ciro Gomes (PSB) nega, em nota à imprensa, que pretenda desistir da pré-candidatura à Presidência da República. Diferentes jornais divulgaram, nesta sexta-feira (23), que lideranças do partido estariam dispostos a retirar a legenda de Ciro.

“Ciro afirma que continua candidato, que considera sua postulação importante para o PSB e para o país, e que jamais desistirá de concorrer à Presidência”, informa a nota. “Se o seu partido decidir por não apresentar candidatura própria que assuma o ônus da decisão, que ele respeitará como filiado”, completa.

Na quinta-feira (22), Ciro declarou ao IG que Lula “está navegando na maionese” e ainda previu uma vitória do pré-candidato do PSDB, José Serra, nas eleições. “Ele (Lula) está se sentindo o Todo-Poderoso e acha que vai batizar Dilma presidente da República. Pior: ninguém chega para ele e diz ‘Presidente, tenha calma’. No primeiro mandato eu cumpria esse papel de conselheiro, a Dilma, que é uma pessoa valorosa, fazia isso, o Márcio Thomaz Bastos fazia isso. Agora ninguém faz”, disparou Ciro.

O PSB estaria disposto a anunciar a desistência da candidatura na próxima terça-feira (27). A previsão é de que os diretórios estaduais optem por uma aliança com o PT. Para Ciro, sua participação no pleito era “uma missão estratégica, que não será desempenhada por mais ninguém”.

“Minha sensação agora é que o Serra vai ganhar esta eleição”, disse Ciro. “Dilma é melhor do que o Serra como pessoa. Mas o Serra é mais preparado, mais legítimo, mais capaz. Mais capaz inclusive de trair o conservadorismo e enfrentar a crise que conheceremos em um ou dois anos”, completou.

Caso o PSB confirme a desistência, Ciro ameaça não se envolver na eleição. Ele acredita que a disputa será marcada por baixarias. “Não me peçam para ir à televisão declarar o meu voto, que eu não vou. Sei lá. Vai ver viajo, vou virar intelectual. Vou fazer outra coisa”, afirmou.

Leia também

Últimas notícias