Para Brizola Neto, oposição beira o fascismo

Ao denunciar ação do PSDB em campanha suja na internet, deputado cobra ação petista no caso

São Paulo – O deputado federal Brizola Neto (PDT-RJ) afirma que a ação da oposição beira o fascismo, às vésperas da campanha eleitoral para Presidência da República. Em entrevista à revista Fórum, o parlamentar voltou a criticar membros ligados ao PSDB e ao DEM por se prepararem para uma “guerra suja” contra a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff.

“Quando um partido político usa a instituição para a criação de um domínio ‘ponto org’ na internet para acusar o governo de mentiroso e um deputado como José Carlos Aleluia (DEM-BA) publica em seu site oficial um texto difamatório contra uma candidata e o atribui falsamente a uma jornalista renomada (Marília Gabriella), estamos à beira do fascismo”, critica.

A referência é ao site “Gentequemente.com.br”, indicado na página oficial do PSDB, e ao texto falsamente atribuído à jornalista Marília Gabriella. O primeiro existe desde 2009, enquanto o artigo é uma versão adaptada de um texto que circula na internet com críticas a Dilma.

“Somente a certeza da impunidade da mídia e a total perda da capacidade para o debate político e o confronto de ideias por parte das oposições, sem coragem para atacar diretamente um governo com grande apoio popular, podem justificar atitudes assim”, prosseguiu Brizola Neto.

O deputado considera incompreensível a letargia do PT em responder à altura e levar à Justiça representações contra crimes tipificados no código penal, como a divulgação de dados fraudados, calúnia, injúria e difamação. “O problema maior é que se for acumulado um passivo de demandas muito grande, vai ficar cada vez mais difícil reverter essa situação e as versões podem valer mais que os fatos”, analisa.

Ele acredita que a internet e os blogues têm servido também para “descobrir, desmentir e divulgar essas falcatruas”. “Mas seria necessário uma coordenação melhor desse verdadeiro exército de cidadãos dos quais eu me orgulho de fazer parte”, defende.

O pedetista, que carrega o nome do avô, Leonel Brizola – protagonista de uma disputa contra a Rede Globo de televisão, em função da cobertura das apurações à fraude na apuração da eleição de 1982, levou o caso à tribuna da Câmara dos Deputados em Brasília (DF). Ele ainda entregou ao líder do PT na Casa, deputado José Genoíno (SP), cópias dos registros de domínios em nome do Instituto Social-Democrata (ISD).

Com informações da revista Fórum