Movimento pede investigação de institutos de pesquisa à Justiça Eleitoral

Grupo quer “vacina democrática” contra risco de manipulação de pesquisas eleitorais (Foto: Reprodução) São Paulo – O Movimento dos Sem Mídia encaminhou, nesta quinta-feira (22) um pedido à procuradoria-geral eleitoral […]

Grupo quer “vacina democrática” contra risco de manipulação de pesquisas eleitorais (Foto: Reprodução)

São Paulo – O Movimento dos Sem Mídia encaminhou, nesta quinta-feira (22) um pedido à procuradoria-geral eleitoral de investigação dos quatro principais institutos de pesquisa no país, Datafolha, o Ibope, o Sensus e o Vox Populi. O pedido foi enviado a Roberto Gurgel, que também acumula a função de procurador-geral da República.

A alegação da entidade é de que pairam dúvidas sobre a lisura dos levantamentos promovidos pelos institutos. Eduardo Guimarães, coordenador do MSM e autor do Cidadania.com, considera que se trata de um exercício de cidadania, sem interesses político-eleitorias.

“Mais uma vez, uma eleição no Brasil transcorrerá sob o signo da trapaça, da esperteza, da malandragem, da injustiça, da prepotência, da opressão do poder econômico”, escreveu.

O blogueiro critica o fato de representações anteriores, como uma apresentada pelo PSDB, envolver apenas os institutos de pesquisa cujos resultados desfavoreceram o pré-candidato José Serra. Por isso, ele qualifica a medida como “vacina democrática” para o pleito deste ano.

 

 

Leia também

Últimas notícias