Lançamento de Serra provoca clima de campanha ao final de semana

Marina Silva e Dilma Rousseff participam de eventos em Belo Horizonte e São Bernardo, respectivamente. Ciro Gomes não divulgou agenda

(Foto: reprodução

São Paulo – O lançamento da pré-candidatura à Presidência da República de José Serra (PSDB) neste sábado (10) em Brasília dá cada de primeiro fim de semana em clima de campanha eleitoral. Outros nomes da corrida à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também cumprem agenda pelo país.

A homologação de todas as candidatura só ocorre no mês de junho, prazo estabelecido pela lei eleitoral para que os partidos realizarem suas convenções. Apesar disso, a exemplo do que fez a pré-candidata Dilma Rousseff no Congresso do PT, o PSDB antecipou o lançamento da pré-candidatura.

Partidos aliados nacionalmente, como o DEM e o PPS promovem encontro nacional no Centro de Convenções Brasil 21 às 9h deste sábado, com transmissão ao vivo pelo site “Mobiliza PSDB“. Ele promete avisar seus seguidores do Twitter que é mesmo candidato apenas quando chegar ao local. A expectativa é que monitores de cristal líquido exibam as últimas postagens do ex-governador paulista no serviço de microblog.

Os presidentes das legendas, Roberto Freire (PPS), Paulo Bornhausen (DEM) e Sério Guerra (PSDB) abrem o encontro. O ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) farão intervenções a seguir. A expectativa é de que 3 mil pessoas prestigiem o lançamento.

Outros pré-candidatos também cumprem agenda. Marina Silva (PV) foi a Belo Horizonte (MG) nesta sexta-feira (9), acompanhar a posse do secretário municipal de Meio Ambiente, Ronaldo Vasconcellos, como presidente estadual de seu partido. O evento também marcou o lançamento da pré-candidatura do deputado federal José Fernando de Oliveira (PV) ao governo de Minas.

Neste domingo (11), participa de pré-convenção do PV em São Paulo. No Espaço Rosa Rosarum, Fábio Feldmann deve ser confirmado como pré-candidato a governador e o empresário Ricardo Young, ex-presidente do Instituto Ethos, será oficializado na disputa a uma das vagas ao Senado.

Depois de aparecer em destaque nas inserções de rádio e TV da propaganda partidária, Marina aproveitou a viagem para conceder entervistas à imprensa local e defeder que o Brasil “não precisa de um gerentão” na Presidência. Ela segue criticando a polarização entre PT e PSDB na disputa, apresentando-se como terceira opção.

A ex-ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, recebe das centrais sindicais um estudo sobre emprego e qualificação profissonal. Encomendado ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o levantamento deve ser entregue em debate na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP).

O evento ocorre às 10h30, com a presença do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e do senador Aloízio Mercadante, pré-candidato ao governo de São Paulo. As falas serão transmitidas pela TV Web do sindicato.

O deputado federal Ciro Gomes (PSB) é o único dos pré-candidatos que não teve sua agenda divulgada neste final de semana. Ele está no Ceará, mas não tem compromissos de campanha nem de articulação. Nos últimos dias, seu nome tem sido questionado mesmo por setores dentro do próprio PSB.