Amorim diz não estar surpreso com indicação de Lula como líder mais influente do mundo

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, fala à imprensa após reunião com o presidente Lula, no CCBB (Foto: Antonio Cruz/ABr) Brasília – Após passar parte da manhã desta quarta-feira […]

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, fala à imprensa após reunião com o presidente Lula, no CCBB (Foto: Antonio Cruz/ABr)

Brasília – Após passar parte da manhã desta quarta-feira (29) reunido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, comentou em tom bem humorado a indicação do presidente Lula como o líder mais influentes do mundo pela revista norte-americana Time. A lista de pessoas influentes reúne um total de 100 nomes com personalidades como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

“Isso para vocês é alguma surpresa?”, disse em resposta aos jornalistas. Amorim não comentou se Lula mencionou o assunto durante a reunião que teve a participação de outros integrantes do governo.

Ao ser perguntado se essa indicação poderia credenciar Lula a assumir algum cargo na Organização da Nações Unidas (ONU) ou em organismos internacionais ao deixar a presidência, Amorim hesitou. Primeiro, disse que não responderia à pergunta por ser um assunto pessoal do presidente. Mas logo depois afirmou: “o presidente Lula é maior do que qualquer um desses postos”.

A foto de Lula está na capa da revista Time online. O perfil do presidente foi escrito pelo cineasta Michael Moore – um crítico do capitalismo. No texto, o cineasta diz que o brasileiro dá uma lição aos norte-americanos e ao mundo ao mostrar a importância de todos terem acesso ao atendimento à saúde, por exemplo. Moore destaca como ação do governo Lula o programa Fome Zero que foi ampliado e engloba também o Bolsa Família.

Fonte: Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias