Estudantes cariocas fazem manifestação por recursos do pré-sal para educação

Rio de Janeiro – Uma manifestação organizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Estadual dos Estudantes (UEE), realizada nesta terça-feira (23) no centro da cidade, reivindicou que 50% […]

Rio de Janeiro – Uma manifestação organizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Estadual dos Estudantes (UEE), realizada nesta terça-feira (23) no centro da cidade, reivindicou que 50% dos recursos da exploração do petróleo e gás da camada pré-sal para o Fundo Social sejam destinados ao setor de educação.

Os manifestantes também cobravam a implantação da meia passagem no transporte público carioca para os estudantes universitários. Segundo a presidente da UEE, Fernanda Cale, esta foi uma das promessas do prefeito Eduardo Paes, durante a campanha eleitoral.

A manifestação que segundo a Polícia Militar (PM) reuniu cerca de mil estudantes, saiu da Candelária em direção à Cinelândia e provocou retenções no tráfego da Avenida Rio Branco, houve momentos em que os estudantes sentavam ao longo da via, interrompendo o trânsito. De acordo com a PM, cerca de 20 policiais acompanhavam o protesto e 15 guardas municipais controlavam o trânsito.

Ao fim da passeata, ocorreu um princípio de confusão, pois estudantes integrantes de torcidas organizadas de clubes de futebol rivais se encontraram. A polícia não precisou intervir, pois o tumulto foi contornado pelos próprios manifestantes.

Fonte: Agência Brasil