Estado forte é indutor de desenvolvimento, diz Lula

Segundo o presidente, para quem Bush poderia ter evitado a crise mundial, 'política é a única coisa que não se aprende na universidade'

Presidente Lula durante visita à fábrica da CNH, em Sorocaba (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender nesta terça-feira (2), durante inauguração de uma fábrica no interior paulista, o fortalecimento do Estado. “Não é o Estado empresário, mas o Estado forte para ser o indutor (do desenvolvimento) e para ser o regulador”, disse Lula. “O Brasil tem, depois de muitas décadas perdidas, a oportunidade de se tornar a quinta ou sexta economia mundial.”

Depois de dizer que “apanhou” quando disse que o Brasil seria o último país a entrar na crise e o primeiro a sair, Lula afirmou que “política é a única coisa que não se aprende na universidade”. Segundo ele, o então presidente dos Estados Unidos, George Bush, poderia ter evitado a crise, gastando US$ 60 bilhões para evitar a quebra do banco Lehman Brothers. “O presidente Bush não teve coragem de tomar as medidas corretas no tempo certo.”

Lula participou da inauguração da nova unidade da Case New Holland (CNH), do grupo Fiat, em Sorocaba. Segundo a Presidência da República, a fábrica faz parte de um plano de R$ 6 bilhões em investimentos do grupo no Brasil, entre 2008 e 2011. A unidade, que produzirá colheitadeiras e máquinas agrícolas e de construção, deverá criar aproximadamente 2 mil empregos diretos este ano e 4 mil indiretos até 2012. Também foi inaugurado um centro de distribuição de peças de reposição da CNH e Iveco, empresa do grupo produtora de ônibus e caminhões. Entre os presentes à cerimônia, estavam a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata à Presidência, e o governador de São Paulo, José Serra, possível candidato do PSDB.