CUT, FUP e movimentos sociais fazem ato pelo fim dos leilões no pré-sal

O Comitê Estadual de Defesa do Petróleo realiza nesta segunda-feira (29), às 19 horas, na Assembleia Legislativa de São Paulo, um ato em defesa do pré-sal e pelo fim dos […]

O Comitê Estadual de Defesa do Petróleo realiza nesta segunda-feira (29), às 19 horas, na Assembleia Legislativa de São Paulo, um ato em defesa do pré-sal e pelo fim dos leilões do petróleo.

O documento de convocação sublinha a necessidade de mobilizar a sociedade, para assegurar que o controle das riquezas geradas pelo petróleo “fiquem em mãos da nação brasileira”. “Nas décadas de 1940 e 1950, o povo garantiu o monopólio estatal e a criação da Petrobrás por meio da campanha O Petróleo é nosso!”, lembra a nota.

Segundo as entidades que congregam o Comitê Estadual de Defesa do Petróleo, as imensas riquezas do pré-sal devem ser “a ferramenta para elevarmos, verdadeiramente, a condição de vida do povo brasileiro, na busca por uma nova sociedade”. O documento denuncia que o fim do monopólio estatal imposto pela lei 9478/97, de Fernando Henrique Cardoso, acabou “com o controle do Estado sobre o petróleo brasileiro e abria as portas para transnacionais atuarem sem controle e comprarem ações da Petrobrás”.

Com o objetivo de “garantir que o petróleo seja de todo o povo brasileiro e não das multinacionais”, declarou o coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), João Moraes, “é preciso mudar a atual legislação e restabelecer o monopólio integral da União, através da Petrobrás 100% estatal e pública. Essa é a principal disputa que deve mobilizar os estados e municípios do país”.

Leia no site.

Fonte: CUT

 

Leia também

Últimas notícias