Com Ciro na disputa, Dilma empata com Serra

Diferença continua de 5,4 pontos, o que representa empate técnico. Crescimento da petista ocorre em todos os cenários e ela aparece pouco à frente do governador de SP na espontânea

No segundo turno, vantagem de Serra cai até 11 pontos percentuais (Foto: Montagem sobre fotos da Agência Brasil)

A pré-candidata do PT Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil, cresceu cinco e seis pontos percentuais em diferentes cenários da pesquisa do Instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Com o deputado Ciro Gomes (PSB) na disputa, a diferença para José Serra (PSDB), governador de São Paulo, fica em 5,4 pontos percentuais, o que representa empate técnico, já que a margem de erro é de 3 pontos.

Pela primeira vez, Dilma fica à frente de Serra na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes de pré-candidatos, embora a diferença seja mínima (9,5% contra 9,3%). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo sem poder se candidatar, mantém o maior nível de preferência, 18,7%. Somadas, as intenções de voto espontâneas de Dilma e Serra chegam a 18,8%, 0,1 a mais do que a do presidente.

Na pesquisa atual, Serra aparece com 33,2%, 0,4 ponto a mais do que em novembro, data do último levantamento. Dilma sobe de 21,7% para 27,8%, enquanto Ciro Gomes (PSB), despenca de 17,5% para 11,9%. Enquanto a petista eleva as intenções de voto em 6,1 pontos, o deputado caiu 5,6. Marina Silva (PV) também cresce, de 5,9% para 6,8%.

“Há uma intersecção da margem de erro”, disse Ricardo Guedes, do Instituto Sensus. Isso quer dizer que o empate técnico constatado está no limite da margem, porque a diferença entre os dois primeiros colocados, que era de 10,1 pontos, caiu para 5,4 pontos.

Houve queda na parcela que planeja votar nulo e branco (de 11,1% para 10,5%).  Como a margem de erro está em 3%, os dois estão tecnicamente empatados. Os resultados fazem parte da 100ª pesquisa CNT/Sensus, que ouviu 2 mil pessoas de 25 a 29 de janeiro em 136 municípios.

Sem Ciro, a oscilação positiva de Serra é de 0,2 pontos percentuais, alcançando 40,7%. Dilma tem 28,5%, cinco a mais do que em novembro. Marina também cresce, de 8,1% para 9,5%, Brancos e nulos caíram de 13,8% para 11,4%.

Nas simulações de segundo turno o tucano venceria todas mas a candidata do governo federal cresce 9 e 13 pontos nos cenários de que participa. Serra teria 44% contra 37,1% de Dilma, e 47,6% contra 26,7% de Ciro. A petista teria 43,3% contra 31% do deputado do PSB, aparecendo pela primeira vez à frente nessa simulação. 

Lula

A aprovação do governo Lula ficou estável em janeiro, passando para 71,4% ante 70% em novembro. A aprovação do desempenho pessoal de Lula passou para 81,7%; antes era de 78,9%. A avaliação negativa teve uma leve queda de 0,4 ponto percentual em relação à pesquisa anterior, passou de 6,2% na análise anterior para 5,8% na atual.

Mobilização

Em termos de interesse sobre as eleições, apenas 25,5% disseram-se muito envolvidos com o pleito. Para 31,3%, a disputa não desperta nenhuma comoção, enquanto 42,1% têm interesse médio.

O nível de informação dos pesquisados mostra proporção semelhante, mas com ainda menos pessoas se considerando bem atualizadas. Foram 55,6% que se consideraram mais ou menos informados, enquanto 24,7% estão pouco informados e apenas 19,2% acompanham de perto o noticiário.

A Pesquisa CNT Sensus ainda mostra qeu 82,5% dos entrevistados afirmaram não ter ligação a nenhum tipo de associação, nem sindicato, nem partido político, nem ONG.