Centrais sindicais querem novo fator previdenciário

As centrais sindicais, com exceção da CUT, se mobilizam para apresentar, na Câmara Federal, uma alternativa que substitua o índice do fator previdenciário proposto pelo governo. A ideia, segundo as […]

As centrais sindicais, com exceção da CUT, se mobilizam para apresentar, na Câmara Federal, uma alternativa que substitua o índice do fator previdenciário proposto pelo governo. A ideia, segundo as centrais, é reduzir a perda do poder de compra das aposentadorias, uma vez que o governo não aceitará eliminar totalmente o fator.

O fator proposto pelo ministério da Previdência é o chamado 85/95, que dá direito à aposentadoria integral quando a soma do tempo de contribuição e a idade do segurado for de 85 anos para as mulheres e de 95 para os homens.

A iniciativa tem adesão de posentados e pensionistas de todo o país, que na segunda-feira (8) estiveram no Congresso para cobrar a aprovação do projeto de lei que acabaria com o fator previdenciário e do que vincula o percentual de reajuste dos benefícios às correções do salário mínimo estipuladas pelo Executivo.

Segundo o ministro da Previdência, José Pimentel, o projeto que cria o fator 85/95 pode ser votado ainda este ano, caso haja acordo entre o governo e todas as centrais sindicais.

Leia também

Últimas notícias