Câmara do DF abre processo para investigar três deputados suspeitos de receber propina

Os deputados, Doutror Charles, Batista das Cooperativas, Érica Kokay e Alírio Neto participam da reunião do Conselho de Ética da Câmara Legislativa do Distrito Federal (Foto: Antonio Cruz/ABr) Brasília – […]

Os deputados, Doutror Charles, Batista das Cooperativas, Érica Kokay e Alírio Neto participam da reunião do Conselho de Ética da Câmara Legislativa do Distrito Federal (Foto: Antonio Cruz/ABr)

Brasília – A Comissão de Ética da Câmara Legislativa do Distrito Federal aceitou a abertura de três dos oito processos de cassação de deputados envolvidos nos escândalos de corrupção da Operação Caixa de Pandora. Serão investigados os deputados Leonardo Prudente (Sem partido), cujo relator do processo será o deputado Batista das Cooperativas (PRP), a deputada Eurides Brito (PMDB), que será relatada por Bispo Renato (PR), e o deputado Júnior Brunelli (PSC), que terá como relatora a deputada Érika Kokay (PT).

Foi negada pela comissão a abertura de processo contra o atual presidente da Casa, deputado Cabo Patrício (PT) por ter supostamente favorecido empresas dos filhos do presidente anterior, Leonardo Prudente (sem partido), em um projeto de lei. Os deputados consideraram que o projeto dele tratava de artigos de outras leis já aprovadas e não teria condição de favorecer diretamente nenhum interesse pessoal.

De acordo com a presidente da comissão, deputada Érika Kokay (PT), nos outros processos não há materialidade suficiente para indicar culpabilidade dos envolvidos. Caso surjam novos fatos, esses processos podem ser retomados. “Esta comissão está se pautando no fato de não inocentar culpados, mas tampouco culpar inocentes”, ressaltou.

Foram interrompidos os processos contra Rogério Ulysses (Sem Partido), Benedito Domingos (PP), Roney Nemer (PMDB), Benício Tavares (PMDB) e Aylton Gomes (PR). Os relatórios devem ser entregues em até 30 dias, quando a comissão irá votar a cassação dos mandados. Caso sejam aprovados, a votação segue para o plenário da Câmara Legislativa.

Fonte: Agência Brasil

 

Leia também

Últimas notícias