Pesquisa Vox Populi em RJ e PE mostram avanço de Dilma

Levantamentos do instituto Vox Populi mostram empate no Rio de Janeiro e vantagem em Pernambuco

Projeções regionais realizadas pelo instituto Vox Populi, a pedido da TV Bandeirantes, apontam avanço de Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata à Presidência pelo PT. Parte dos dados foi divulgada na noite de segunda-feira (25). O resultado total não foi divulgado pela emissora.

No Rio de Janeiro, terceiro maior colégio eleitoral do país, o governador de São Paulo e pré-candidato do PSDB José Serra aparece com 27%, empatado tecnicamente com a petista, com 26%. Ciro Gomes (PSB) tem 14% e Marina Silva (PV), 9%.

Em Pernambuco, Dilma tem 45% contra 23% de José Serra. A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é destaque, já que 53% afirmam que votariam em quem o mandatário indicasse. Ciro aparece com 9% e Marina com 3%.

Foram ouvidas 2 mil pessoas de 14 a 17 de janeiro no Distrito Federal e em todos os estados brasileiros, exceto Acre, Amapá e Roraima. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Outros dados

Nas disputas regionais, apenas algumas informações foram reveladas. Em Minas Gerais, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), tem 34% das intenções de voto contra 15% do vice-governador Antonio Anastasia (PSDB). Vanessa Portugal teve 4% da preferência dos entrevistados, e Maria da Consolação Rocha, do PSOL, 2%. Com o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias (PT) na disputa, ele ficaria em primeiro com 28%. Anastásia manteria o segundo posto, com 17%. Vanessa Portugal teria 5% e Maria da Consolação, 3%. Se o ministro das Comunicações Hélio Costa (PMDB) fosse o candidato sem um concorrente petista, ele lideraria com 37%. O vice-governador teria 16% e as demais candidatas teriam 5% e 2%.

Em São Paulo, Geraldo Alckmin teria 56% das intenções de voto, bem à frente de Paulo Maluf (PP), com 11% e do deputado federal Ciro Gomes (PSB), com 10%. Soninha Francine (PPS) teria 5% e Ivan Valente (PSOL), 1%. Sem Ciro Gomes nem outro nome do PT, Alckmin lidera com 58%. Maluf tem 12%, Soninha, 6%, e Ivan Valente, 1%.

O governador Sérgio Cabral (PMDB) lidera em quatro cenários no Rio de Janeiro. O pemedebista varia de 32% a 42% dependendo dos concorrentes. O maior percentual ocorre sem os deputados federal Fernando Gabeira (PV) nem o estadual Wagner Montes (PDT). Nos dois cenários de que participa, Montes fica em segundo lugar, com 24% e 26%. Anthony Garotinho (PR) oscila de 17% a 24%, enquanto Gabeira fica entre 14% e 18%. Na projeção em o ex-prefeito da capital César Maia (DEM) é incluído, ele fica com 8%.

Leia também

Últimas notícias