Serra e Dilma sobem; Ciro e Marina caem em pesquisa Ibope

Brasília – Os dois principais adversários na corrida eleitoral do ano que vem cresceram na intenção de voto junto ao eleitorado, mostrou nesta segunda-feira pesquisa do Ibope encomendada pela Confederação […]

Brasília – Os dois principais adversários na corrida eleitoral do ano que vem cresceram na intenção de voto junto ao eleitorado, mostrou nesta segunda-feira pesquisa do Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria.

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), mantém a liderança, com 38% (ante 35% em setembro). O resultado fica em patamar semelhante às apurações internas feitas pelo PSDB, e vai de encontro à pesquisa CNT/Sensus divulgada no final de novembro, em que o tucano perdia votos.

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata do PT, alcançou 17% (ante 15% anterior) e passou o deputado Ciro Gomes (PSB-CE), que tem agora 13% (contra 17% em setembro).

A senadora Marina Silva (PV-AC) oscilou para baixo, passando de 8% para 6%. O percentual de brancos e nulos, somados ao universo que não soube responder, é maior que o tamanho da intenção de voto dada à pré-candidata do governo.

“As intenções de voto ainda estão muito voláteis”, afirmou a jornalistas Amauri Teixeira, responsável pela pesquisa.

A sondagem foi realizada logo após as inserções na TV de comerciais do PSDB e do PT.

Segundo Teixeira, isso “certamente” contribuiu para o resultado atual. Serra subiu três pontos percentuais e Aécio, 2 pontos.

Na simulação em que o mineiro aparece –portanto sem o paulista no páreo– Ciro Gomes fica à frente (com 26%, pois pontos a menos que na sondagem passada). Dilma segue no ranking, com 20% (ela tinha 18 em setembro). Aécio aparece em terceiro, com 14% (ante 13%), seguido por Marina, que passou de 11% para 9%.

Desconhecimento e Rejeição

Serra e Ciro são os nomes mais conhecidos entre o eleitorado. Já Dilma e Marina, não. Isso tem efeito imediato sobre a percepção dos entrevistados, argumenta Teixeira.

“Candidatos menos conhecidos podem ter índices de rejeição mais elevados”, informa a pesquisa.

E é justamente o que ocorre. Enquanto 29% dizem que jamais votariam em Serra, 41% dizem o mesmo sobre Dilma.

Ciro tem 33% de rejeição; Aécio, 36%. Marina recebe 40%.

“Por esses números, não dá para dizer o que é desconhecimento e o que é rejeição”, acrescentou.

A ministra da Casa Civil é conhecida por 32% dos eleitores consultados, enquanto seu principal rival, José Serra, é conhecido por 69%. Os índices dados a Ciro, Aécio e Marina são de 45%, 30% e 21%, respectivamente.

Fonte: Reuters

Leia também

Últimas notícias