Página ‘Fora Arruda’ tem jingles e sugestões de camisetas e de banners

Site organizado por estudantes que querem saída do governador acusado de corrupção coloca notícias sobre o caso e disponibiliza downloads

Camisetas, embalagem de panetone e banners estão disponíveis na página (Foto: Reprodução)

O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, enfrenta resistência de copartidários, adversários políticos e da sociedade. Mas, em tempos de comunicação virtual, os oponentes ao governo acusado de distribuição de verbas ilegais entre parlamentares, secretários e o próprio governador manifestam-se também na internet.

Colocado no ar no fim da semana passada, a página Fora Arruda tem, nos cálculos de seus organizadores, mais de 40 mil acessos. Um dos idealizadores do projeto afirmou à reportagem por telefone que tudo começou por iniciativa dos mesmos estudantes que há dias ocupam a Câmara Legislativa do Distrito Federal à espera da saída de Arruda do cargo. Um protesto que, segundo os manifestantes, só termina com a saída do governador e do vice, Paulo Octávio (ambos do DEM).

A página traz, com rapidez, notícias do que está ocorrendo nas investigações do mensalão do Democratas e, principalmente, no centro das manifestações. Nesta terça, por exemplo, informa-se que o governador enviou à Câmara Distrital cinco ônibus com gente contratada para fazer protesto a favor de Arruda. Na visão dos criadores da página, os 16 mil funcionários comissionados do Distrito Federal estão sendo ameaçados de demissão e foram convocados para criar confusão com os estudantes que ocupam o local.

Além das notícias, há uma seção de downloads. É possível baixar figuras para serem impressas em camisetas com os dizeres “Fora Arruda”, ou fotos do governador com o sinal de proibido por cima. Há ainda downloads de estampas para adesivos e banners.

Talvez a parte mais interessante, no entanto, seja a dos jingles. O organizador que conversou com a reportagem não sabe muito bem quem começou a escrever as letras, mas já há quatro composições: “Melô do Panetone”, “Hip Hop do Arruda”, “Funk da Caixa de Pandora” e “Imperador Mentiroso”. A primeira é, obviamente, uma ironia à primeira declaração dada por Arruda para explicar o escândalo: na semana passada, o governador disse que o dinheiro supostamente desviado seria usado para comprar panetones. 

A composição com mais referências em outros sites e blogues é o “Funk da Caixa de Pandora”:

Enquanto o povo reclama,
Tem gente saindo fora.
A Federal investiga, 
É a Caixa de Pandora.
Eles dizem que o dinheiro é pra comprar panetone.
A saúde piorando, pobre morrendo de fome.

Os comentários disponíveis na coluna direita da página mostram que a visitação não ocorre apenas por parte dos que querem a derrubada de Arruda. Há gente exigindo a permanência do governador, convocando manifestação a favor do político do DEM e acusando que a página é financiada por partidários de Joaquim Roriz (PSC), antecessor de Arruda que sofreu diversas denúncias ao longo de sua vida pública e que prepara a candidatura para 2010. Sobre esse ponto, os organizadores da Fora Arruda são enfáticos em negar a ligação com o ex-governador e garantem que querem simplesmente a saída de todo o atual governo.

Leia também

Últimas notícias