Lula diz que quer jogar partida de futebol no Oriente Médio se for contra Abbas e Peres

Presidente Lula recebe o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, no Palácio Itamaraty (Foto: Ricardo Stuckert/PR) Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (23) que pensa […]

Presidente Lula recebe o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, no Palácio Itamaraty (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (23) que pensa em jogar a partida de futebol, que está organizando, entre a seleção brasileira e um combinado de judeus e palestinos. O jogo está previsto para março. Bem-humorado, Lula disse que tem chances de marcar “muitos gols” se o time adversário for capitaneado pelos presidentes de Israel, Shimon Peres, e pelo da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

“Se o Peres e o Abbas tiverem lá, eu consigo marcar muitos gols”, disse Lula, em tom de brincadeira, enquanto aguardava a chegada do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, no Itamaraty para um dia de reuniões. Segundo Lula, sua posição atual quando joga futebol é de ponta de lança. No passado, Lula afirmou ter o estilo do Didi.

No domingo (22), Lula contou ter sugerido a Peres e Abbas a realização de um jogo entre a seleção brasileira e um combinado formado por palestinos e israelenses. A ideia é realizar o jogo entre os dias 10 e 16 de março em local ainda a ser definido no Oriente Médio. O período foi escolhido por ser a época em que o presidente brasileiro visitará a região.

A proposta de Lula é considerada polêmica em decorrência das ameaças constantes e do clima de conflito que predomina na na área. De acordo com diplomatas, o principal receio é em relação ao risco. Porém, aos que criticam a sugestão do presidente, Lula reage afirmando que também foi realizado um jogo da seleção brasileira no Haiti em um momento de tensão no país, que vivia uma série de conflitos armados. Em agosto de 2004, a seleção brasileira em jogo organizado pelo governo federal por sugestão de Lula enfrentou o time haitiano. Na ocasião, a seleção brasileira venceu a haitiana por seis gols.

Ahmadinejad cumprirá uma agenda intensa de compromissos ao longo do dia em Brasília. Acompanhado por uma comitiva de empresários, o objetivo é fechar uma série de acordo incluindo as áreas de medicamentos para combate ao câncer e tratamento de diabetes. No final da tarde, ele fará uma palestra para alunos de uma faculdade particular de Brasília e à noite concederá uma entrevista coletiva.

Fonte: Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias