Dutra confirma favoritismo e é eleito presidente nacional do PT

Dutra vai comandar a legenda na campanha de 2010. Ele representa as correntes Construindo um Novo Brasil, majoritária, e também duas outras tendências ligadas à ex-prefeita de São Paulo Marta […]

Dutra vai comandar a legenda na campanha de 2010. Ele representa as correntes Construindo um Novo Brasil, majoritária, e também duas outras tendências ligadas à ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O ex-dirigente da Petrobras e da BR Distribuidora José Eduardo Dutra deve ter sua vitória nas eleições internas do PT confirmada na tarde desta quarta-feira (25). O anúncio será feito pelo atual presidente da legenda, deputado Ricardo Berzoini (SP). Foram apurados mais de 400 mil votos, o que indica participação recorde de militantes no processo.

Com 85% dos votos apurados, 58,5% escolheram Dutra, candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo atual presidente do partido. O deputado José Eduardo Cardozo estava com 18,1% dos votos.

A diferença de mais de 170 mil votos é suficiente para assegurar a vitória com mais da metade da preferência dos filiados. Por ter a maioria, não há necessidade de segundo turno.

O Processo de Eleições Diretas (PED) 2009 teve sua primeira etapa no domingo (22). A posse está agendada para fevereiro. As eleições renovam também os diretórios estaduais e municipais para um mandato de dois anos.

Geraldo Magela (Movimento PT), com 11,9%, Iriny Lopes (Articulação de Esquerda e Militância Socialista), com 9,8%, Markus Sokol (O Trabalho) tem 1% e Serge Goulart (Esquerda Marxista), 0,7% completam a lista.

Dutra vai comandar a legenda na campanha de 2010. Ele representa as correntes Construindo um Novo Brasil, majoritária, e também duas outras tendências ligadas à ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT de Luta e de Massas e Novos Rumos).

O próximo presidente assume tendo de lidar com a pressão de setores do PMDB que resistem à confirmação do pré-acordo firmado entre os partidos para ter a ministra-chefe da Casa Civil como candidata à Presidência. Outro desafio é estender a aliança a outras 14 legendas da base de apoio do governo.

A opção por começar a negociação com o PMDB ocorreu pelo porte da legenda, disse o atual presidente Ricardo Berzoini. “É necessário considerar o porte do PMDB, partido que tem mais deputados, mais senadores, mais governadores e mais prefeitos”, disse Berzoini, em entrevistas coletiva para apresentar o resultado do PED nacional.

Berzoini avisou que no acordo definido entre PT e PMDB há o compromisso de não levar a público questões em estados onde a aliança é mais polêmicas por divergências históricas. Isso quer dizer muita ação de bastidores para o próximo comandante da sigla.

Sem salto alto

Dutra afirmou, no anúncio da vitória, que o tom da campanha será de comparação entre os feitos de Lula e os de Fernando Henrique. “Vamos enfatizar os milhares de pessoas que saíram da miséria, que ascenderam socialmente no governo do presidente Lula. Vamos enfatizar que não tivemos que ficar de pires na mão diante do FMI (Fundo Monetário Internacional)”, afirmou

Ele enfatizou que o PT deve entrar na campanha “sem sapato alto”. “Vai ser difícil a disputa, qualquer que seja o adversário. Não cabe a nós fazer análise de quem é mais difícil. O PSDB é que tem que escolher seu candidato. Não temos preferência”, afirmou.

Para ele, a crise financeira internacional serviu para mostrar que a politica econômica implementada pelo presidente Lula não foi de continuidade à de Fernando Henrique, como afirmam os tucanos.

Com informações da Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias