Documentário discute papel da comunicação para movimento popular

O papel da mídia para os movimentos sociais estará em debate em São Paulo, com o lançamento do documentário “Autofagia Midiática: É isso ou o quê?” de Federico Vázquez. O […]

O papel da mídia para os movimentos sociais estará em debate em São Paulo, com o lançamento do documentário “Autofagia Midiática: É isso ou o quê?” de Federico Vázquez. O debate acontece no dia 3 de dezembro e discute a relação entre comunicação e lutas populares.

Segundo Vázquez, a principal preocupação do vídeo é questionar se existe a possibilidade de se realizar um projeto de comunicação em bairros periféricos dissociado de uma causa comum a todos. O documentário foi produzido ao longo de cinco anos e a ideia para sua realização surgiu da experiência do diretor no coletivo Ativismo Midiático, de 2003 a 2005.

O material reúne entrevistas, participação em debates sobre comunicação e plenárias do movimento pela democratização da comunicação e na Assembleia Popular. O documentário foi produzido na Fábrica de Música da Casa de Cultura Tainã, com software livre.

Para o autor, por meio da comunicação digital “as pessoas passam a se reconhecer como sujeitos políticos que são e a protagonizar mais a discussão, assim diversificando as verdades.”

“A internet confronta instantaneamente as atitudes e posturas das pessoas e as fazem reconstruir seus valores igualmente de
forma rápida”, completa Vázquez.

Apesar de defensor da universalização do acesso à internet, Vázquez questiona o modo pelo qual as pessoas estão se apropriando dessa ferramenta. “Precisamos repensar a sociedade que queremos e como comunicamos isso às pessoas’, argumenta.

Autofagia Midiática: É isso ou o quê?

Debate e apresentação do documentário
Ação Educativa: Rua General Jardim, 660, telefone (11) 3151-2333
no dia 3 de dezembro 19h
Grátis

Leia também

Últimas notícias