SP: Câmara convoca nova audiência sobre fretados

Agora é a Comissão de Trânsito e Transporte da Câmara que quer ouvir a população. Empresas, associações e usuários voltam a defender flexibilização das regras de Kassab

Neste sábado (15), às 8h, associações, empresas e usuários de fretados têm novo encontro para discutir o projeto de lei 512/2009, de autoria do prefeito Gilberto Kassab (DEM), que restringe a circulação de fretados no centro expandido de São Paulo.

Diversas entidades do setor, consultadas pela Rede Brasil Atual, confirmaram participação na audiência convocada pela Comissão de Trânsito e Transporte da Câmara e vão defender a flexibilização da zona de restrição máxima e ampliação no limite de idade da frota.

“Se a restrição aos fretados for mantida, 10 mil pessoas vão perder o emprego, entre mecânicos, motoristas, vigias e outros profissionais que fazem parte da cadeia do setor”, alertou Geraldo da Silva Maia Filho, Diretor da Associação das Micro, Pequenas e Médias Empresas de Fretamento e Turismo do Estado de São Paulo.

De acordo com Maia, o setor já sofreu redução de 50% e ainda pode encolher mais 20%. “Podemos ficar com 30% do serviço de fretado que há hoje”, explica o dirigente.

Substitutivo deve criar comissão de fretados

Maia destacou – como a Rede Brasil Atual já informou – que apesar da aprovação do PL de Kassab em primeiro turno, na noite de quarta-feira (12), um substitutivo está em elaboração pelos vereadores com duas importantes mudanças: a criação de uma comissão paritária com empresas, usuários, governo e vereadores para analisar os assuntos do setor e a liberação da Avenida Faria Lima. “Estão todos convencidos de que é preciso flexibilizar a restrição aos fretados. Até o prefeito sabe disso, mas não dá o braço a torcer”.

A audiência pública da Comissão de Trânsito e Transporte acontece no sábado (15) às 8h, no plenário 1° de maio, 1º andar da Câmara Municipal de São Paulo.

Leia também

Últimas notícias