PT tenta convencer Marina Silva a ficar no partido

José Eduardo Dutra, candidato à presidência nacional do PT, e Ricardo Berzoini, atual presidente da legenda, buscam diálogo com a senadora

Atualmente no comando da BR Distribuidora, Dutra já busca diálogo com a senadora pelo Acre (Foto: Divulgação/Petrobras)

Apontado como favorito na disputa das eleições internas para presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, foi ao Senado nesta terça-feira (11) para conversar com a senadora Marina Silva (PT-AC) e tentar convencê-la a permanecer no partido. Analistas acreditam que ela tem potencial para tirar votos da pré-candidata Dilma Rousseff (PT).

Sem estabelecer um prazo limite para o anúncio de sua decisão de trocar de partido, Marina Silva adiantou, em entrevista, que não pretende “prolongar este processo” por respeito ao PT, ao PV e a ela mesma. Marina Silva declarou que não condiciona sua filiação ao PV a uma candidatura à Presidência da República em 2010.

“Ainda estou em reflexão. Resolvi me expor aos argumentos das pessoas para tomar essa decisão de forma muito consciente”, disse Marina a jornalistas. 

Há 30 anos no PT e no segundo mandato no Senado, Marina deixou o posto de ministra do Meio Ambiente, que ocupou entre 2003 e 2008, após pressões pela liberação de licenças ambientais para obras do governo – incluindo ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – e disputas em torno do comando de projeto de desenvolvimento da Amazônia.

O cerne da decisão neste momento, segundo Marina, é a possibilidade de assumir de forma programática o crescimento sustentável como prioridade política. Ela acrescentou que o Brasil é o país mais preparado para assumir a transição do atual modelo de desenvolvimento para outro com foco na sustentabilidade. “Este é o desafio que está posto para este século.”

Defensora do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, Marina recebeu convite para se filiar ao PV e concorrer à sucessão presidencial de 2010. Ela passou os últimos dias em conversas com políticos antes de tomar uma decisão. No fim de semana, os contatos se estenderam a correligionários no Acre, seu Estado de origem.

Melhor dos mundos para o PT

“Estou convencido que ela realmente está fazendo uma reflexão profunda”, disse Dutra a jornalistas, acrescentando que Marina teria dito que sua decisão não está sendo pautada por possíveis candidaturas. Ele contou ter mais ouvido do que falado no encontro.

“O melhor dos mundos é que ela fique no PT e se candidate ao Senado”, afirmou o ex-senador e atual presidente da BR Distribuidora. Dutra é um dos seis nomes apontados como candidato à direção nacional do partido no Processo de Eleições Diretas (PED) marcado para novembro. Ele tem o apoio da corrente Construindo um Novo Brasil, da qual participam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o atual comandante da legenda, o deputado federal Ricardo Berzoini (SP).

Berzoini já conversou com a senadora por telefone e também vai ter um encontro pessoal esta semana. Dilma Rousseff também procurou Marina Silva para pedir sua permanência.

Com informações da Reuters e da Agência Brasil