Para Ciro, Marina candidata é risco para Dilma

A petista, senadora pelo Acre, indica que pode aceitar o convite do PV para concorrer à Presidência da República em 2010

Mesmo indicado ao governo de SP, deputado pelo PSB não abriu mão da candidatura à presidente da República (Foto: Anne Marie/Wikipedia)

A candidatura da senadora Marina Silva (PT-AC) à Presidência da República pelo PV pode colocar Dilma Roussef, indicada do governo, em situação delicada. A análise é do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), em declaração ao jornal Valor Econômico. Para o ex-ministro da Integração Nacional, a candidatura governista tem mais possibilidades de derrota do que de vitória em qualquer cenário, mas “implode” caso Marina seja candidata.

Ciro Gomes é apontado como pré-candidato tanto a presidente quanto a governador por São Paulo – condição a que foi alçado pelo próprio presidente Lula. Ele estaria considerando uma decisão definitiva em abril de 2010. O PSB paulista faz parte da da base aliada de José Serra (PSDB-SP) no estado.

A decisão deve ser deixada para o próximo ano porque, na avaliação do PSB, ainda não seria o momento de abrir mão da candidatura de Ciro ao Palácio do Planalto.

Marina candidata

Cobiçada como candidata à Presidência pelo PV, a senadora Marina Silva emite sinais de que realmente considera a possibilidade de abandonar o PT, ao qual é filiada desde a fundação. Segundo Altino Machado, do Blog da Amazônia, a ex-ministra do Meio Ambiente deve anunciar a decisão antes do fim do mês. A posição assumida será definida ainda nesta semana, depois de conversar com algumas lideranças em Brasília.

Ainda segundo o blogueiro, Marina se referiu ao PT como “nosso partido” ao mesmo tempo em que declarou a aliados que “vocês não precisam me acompanhar”. Isso porque o governo do Acre atualmente é encabeçado por Binho Marques, do PT, que sucedeu outros dois mandatos de Jorge Viana.

Leia também

Últimas notícias