Lula: marco regulatório do pré-sal é novo Dia da Independência

Dois anos depois da descoberta das reservas, regras para a exploração do petróleo na área devem ser anunciadas nesta segunda

Governadores do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo com o presidente Lula, após reunião sobre o marco regulatório do pré-sal (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Brasília – O presidente Luiz Ináio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (31) que o anúncio do marco regulatório do petróleo extraído da camada pré-sal representa “um novo Dia da Independência para o Brasil”. Em seu programa semanal Café com o Presidente, ele destacou que a descoberta põe o país entre os maiores produtores de petróleo do mundo. “E petróleo de boa qualidade”, disse.

Depois de dois anos da descoberta das reservas, Lula anuncia nesta segunda quais serão as regras para a exploração do petróleo na área. Há mais de um ano, o governo discute um novo marco regulatório.

Para o presidente, é preciso “aproveitar” o momento para que a Petrobras se torne “ainda mais forte” e para que o Estado brasileiro possa ser “dono” do petróleo. Ele voltou a comentar a criação de um fundo social constituído de recursos obtidos com a exploração do petróleo na camada pré-sal.

“Um fundo que tem três vertentes básicas: cuidar da educação, da ciência e da tecnologia e da pobreza neste país. Não temos o direito de pegar o dinheiro que vamos ganhar com esse petróleo e torrar no Orçamento da União”. Para Lula, é preciso “classificar prioridades” para que o país se torne mais rico e mais desenvolvido.

O pré-sal é uma área de cerca de 800 quilômetros de extensão, que vai do litoral do Espírito Santo até Santa Catarina. O petróleo está localizado abaixo da camada de sal, a mais de 7 mil metros de profundidade.

Fonte: Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias