Fretados pressionam vereadores por revisão da lei em SP

Manifestação na região central foi marcada por passageiros, motoristas e representantes de empresas ligadas ao turismo

Passageiros, motoristas e donos de empresas de ônibus e vans fretados participaram de manifestação na manhã desta quarta-feira (5) na região central da cidade. A passeata saiu do Largo do Arouche e caminhou até a Câmara dos Vereadores, onde representantes de diferentes setores se pronunciaram no plenário em defesa de revisão da lei que restringe a circulação desses veículos.

Segundo Luciene Silva, proprietária da JWA Turismo, havia 800 pessoas na passeata. A Polícia Militar estimou que 100 pessoas esperavam notícias do lado de fora da Câmara. Os manifestantes chegaram a ocupar duas faixas da avenida São Luiz, complicando o fluxo de veículos pouco antes das 12h. Nenhuma ocorrência grave foi anotada.

Representantes das empresas de fretamento de ônibus e de vans, monitores de turismo, fretados eventuais e motoristas se pronunciaram para os vereadores, pedindo alterações da Portaria 58/09 da Secretaria de Transportes.

“Só estão pensando no trânsito, ninguém está falando de emprego”, declarou Luciene à Rede Brasil Atual. A expectativa é que os vereadores se pronunciem depois de ouvir os diferentes setores envolvidos.

Os manifestantes carregavam faixas contra o prefeito Gilberto Kassab (DEM) e o secretário dos Transportes Alexandre de Moraes. Uma delas estampava: “Partido Democratas, cadê a democracia? Queremos negociação justa”. Outra era: “Sem passar na av. 23 de maio, av. Tiradentes, av. Juscelino Kubitschek, av. Ibirapuera… Como chegar?”

Para Edson José Cordeiro, proprietário de empresa de transporte fretado eventual, é preciso haver mudanças para não inviabilizar negócios desse tipo. “O prefeito não proibiu, mas criou uma cerca de 20 metros para a gente subir e, do outro lado, colocou a licença”, compara. Ele se refere à exigência de quatro dias de antecedência para a solicitação de acesso às áreas centrais da cidade, onde está a maior parte dos museus e teatros.

Leia também

Últimas notícias