DEM pede fitas de segurança para saber se Dilma se reuniu com Lina Vieira

Oposição tenta cercar a ministra-chefe da Casa Civil, acusada de ter pressionado a Receita Federal em investigação contra a família Sarney. Dilma nega encontros

Para verificar se houve reunião reservada entre a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e a ex-secretária da Receita Federal Lina Maria Viera, o DEM apresentou requerimento solicitando imagens do circuito interno de TV do Palácio do Planalto. A demanda foi apresentada à presidência da Câmara dos Deputados e inclui o período de novembro a dezembro de 2008.

A ex-secretária da Receita Federal afirma ter se reunido com a ministra. Dilma teria pedido para “agilizar” investigações contra Fernando Sarney, filho do presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP). Dilma negou que tenha feito o pedido e também que a reunião tenha ocorrido.

O partido de oposição ao governo federal requisitou também a agenda oficial da ministra Dilma Rousseff e os registros de controle de acesso de veículos ao Palácio do Planalto, do mesmo período.

“Tais tarefas se fazem extremamente necessárias quando se pairam quaisquer indícios que possam trazer prejuízos ao erário e ao interesse público”, argumentou Ronaldo Caiado (GO), líder do DEM na Câmara, no requerimento.

Caiado disse que vai apresentar, na próxima semana, vários requerimentos de convocação da ministra Dilma para que ela preste esclarecimentos sobre a suposta interferência dela na investigação da manobra contábil da Petrobras e sobre o encontro que a ex-secretária afirma ter tido com ela.

Senadores da oposição aprovaram um convite para que a ex-secretária compareça à Comissão de Constituição e Justiça da Casa para prestar esclarecimentos sobre o caso.

Sem agendamento

A Casa Civil da Presidência da República divulgou nota à imprensa também na quinta-feira (13) negando que Erenice Guerra, secretária executiva do órgão, tenha ido ao gabinete da então secretária da Receita Federal Lina Vieira no final de 2008. Ainda segundo a nota, Erenice Guerra garante que nunca convocou a ex-secretária da Receita para qualquer reunião na Casa Civil.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, a chefe de gabinete da Receita, Iraneth Weiler, afirmou que Erenice Guerra esteve lá para agendar um encontro entre Lina e Dilma.

Com informações da Agência Brasil