Sem Ciro, votos do deputado se diluem entre concorrentes à Presidência

Pesquisa Vox Populi mostra que deputado pode ser decisivo na definição da ocorrência de segundo turno e de quais candidatos estarão na disputa final

(Foto: Wilson Dias/ABr)

Uma pesquisa divulgada esta semana mostra que o deputado federal Ciro Gomes (PSB) pode ser o fiel da balança no primeiro turno das eleições presidenciais de 2010. O parlamentar tem 17% das intenções de voto na pesquisa Vox Populi, contra 21% da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), e 30% do governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Neste cenário, Heloísa Helena (PSOL) tem 12%.

Sem Ciro Gomes, Serra cresce para 36%, Dilma fica com 24% e Heloísa Helena passa a 16%. O parlamentar afirmou esta semana que deixou para setembro a definição sobre sua candidatura. Ele prefere concorrer ao Planalto, mas o presidente Lula gostaria que Ciro Gomes fosse o nome governista na disputa pelo estado de São Paulo.

“O presidente Lula considera que a melhor tática para 2010 é um plebiscito. Consideramos que é ruim. Achamos que a melhor fórmula é o enfrentamento com duas candidaturas”, afirmou Ciro.

Quando se troca o candidato tucano, com o mineiro Aécio Neves fica na segunda posição, com 18% das intenções de voto, atrás de Dilma Rousseff, que chega a 25%. Em terceiro lugar ficaria Heloísa Helena, com 18%.

Com Ciro concorrendo, Dilma fica em 21%, em empate técnico com o deputado, que tem 20%. Aécio Neves tem 17% neste cenário, contra 12% de Heloísa Helena.

A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais. Dois mil eleitores foram ouvidos em 24 Estados, entre os dias 31 de julho e 4 de agosto.

O levantamento do Vox Populi não levou em conta a candidatura da senadora Marina Silva, que nesta quarta-feira (19) anunciou sua saída do PT. A parlamentar recebeu convite do PV para disputar a Presidência.

Leia também

Últimas notícias