Aposentados: Temer promete apoio para votar proposta de reajuste

Depois de reunião com deputados, presidente da Cobap manifesta

O presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), Warley Martins Gonçalles, afirmou nesta terça-feira (18) que recebeu do presidente da Câmara, Michel Temer, a promessa de votação em plenário do Projeto de Lei 1 de 2007, que concede aos aposentados que ganham acima do mínimo (R$ 465) o mesmo reajuste que é aplicado ao salário mínimo.

O representante dos aposentados, que participou de reunião com Temer e outros parlamentares, destacou que a matéria deve seguir para avaliação com ou sem acordo entre o governo e a categoria.

Na tarde da próxima segunda-feira (24), o governo deverá apresentar uma proposta para a Cobap e para as centrais sindicais sobre o reajuste dos aposentados e o fim do fator previdenciário. A intenção manifestada pela base aliada é colocar em votação um substitutivo de quatro projetos em andamento no Congresso.

O presidente da Cobap reiterou à Rede Brasil Atual que não abre mão do PL 4.434 de 2008, que estabelece a recuperação dos benefícios de acordo com o valor no momento da concessão. “Demoramos três anos para conseguir um milhão e 300 mil assinaturas para trocar por nada? Está arriscado a perder tudo, mas vamos para o voto”, afirma Warley Martins, já admitindo que não haverá acordo com o governo.

Esta semana, o ministro da Previdência, José Pimentel, apontou que o projeto 4.434 de 2008 devolve à cena uma questão imoral: o planejamento previdenciário. Para ele, o problema é o método de cálculo, que leva em conta as últimas 48 contribuições dadas ao INSS e as outras 36 maiores na hora de definir o valor da aposentadoria.

“Prejudica a grande maioria dos brasileiros. Uma mulher rica contribui por 27 anos sobre um salário mínimo, e aí nos três últimos anos ela contribui sobre o teto, se aposenta aos 46 anos de idade e hoje vive em média até os 88 anos. Ou seja, vai receber 42 anos esse benefício tendo contribuído apenas três anos. Esse é o chamado pacto das elites”, diz.

Com isso, a proposta de Michel Temer é apresentar a proposta de votar o PL 1 de 2007 na reunião semanal de líderes. 

Leia também

Últimas notícias