Veículos de comunicação criticam o blog da Petrobras

Entre as criticas está o fato de a estadal publicar antecipadamente no blog perguntas e respostas enviadas por jornalistas à sua assessoria de imprensa

O blog da estatal já teve mais de 220 mil visitas desde sua criação no dia 2 de junho

A blogosfera e os veículos de comunicação fervilharam com discussões sobre a atitude da Petrobras criar um blog intitulado Fatos e Dados onde publica, entre vários conteúdos relativos à estatal, perguntas e respostas que são enviadas por jornalistas à sua assessoria de imprensa.

Alvo de uma CPI no Senado a estatal explicou a motivação do espaço:

“Neste blog, apresentaremos fatos e dados recentes da Petrobras e o posicionamento da empresa sobre as questões relativas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Leia, comente e divulgue para seus amigos”, diz a apresentação.

Os veículos criticam o “vazamento de informações”. Os principais protestos vieram dos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo e da Associação Nacional de Jornais (ANJ) que, em nota, considerou a atitude “antiética” e uma “canhestra tentativa de intimidar jornais e jornalistas”.

A Petrobras tem respondido às acusações no próprio blog. Na resposta a ANJ, por exemplo, declarou:

 “A companhia entende que não houve quebra de confidencialidade ou ilegalidade na publicação das perguntas e respostas enviadas aos jornalistas (…) a relação entre a Petrobras e os veículos de comunicação que a interpelam é essencialmente pública (…) Tanto as respostas da Petrobras são públicas quanto as perguntas dos repórteres também o são, ou deveriam ser”, informou.

Leia também

Últimas notícias