Petroleiros realizam manifestação em defesa da empresa

Em Manaus e São Paulo, críticas à CPI no Senado e defesa de fundo social soberano para gerir riquezas do pré-sal

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Federação Única dos Petroleiros (FUP), o MST, a CTB e entidades dos movimentos sociais fazem, nesta segunda-feira (8), em Manaus mais uma manifestação em defesa da Petrobrás. A população será informada da urgência de uma nova lei do petróleo que acabe com os leilões e crie um fundo social soberano para gerir as riquezas do Pré-Sal.

A ameaça de paralisação da Petrobrás e dos investimentos que estão sendo feitos no país, provocada pela abertura da CPI no Senado, também será debatida durante o manifesto.

O coordenador geral da FUP, João Antônio de Moraes, afirma que a campanha o Petróleo é Nosso está sendo reeditada. “Essas mobilizações que já estão acontecendo, em diversas regiões do país. Elas vão se reforçando cada dia mais, a sociedade brasileira está se mobilizando em defesa da nova lei do petróleo e também em relação à CPI privativista.”

Ele promete a construção de um ato nacional no dia 16 de julho em Brasília (DF). “O que está se reforçando é a repetição da campanha do ‘Petróleo é nosso’, o Brasil na defesa da soberania e contra aqueles que querem entregar o país”, concluiu.

Também nesta segunda, às 14h, na Assembleia Legislativa de São Paulo, será realizado um Ato em Defesa da Petrobras.  Segundo os organizadores o objetivo é mobilizar a sociedade civil para denunciar a intenção da oposição ao governo Lula de prejudicar a Petrobras por interesses eleitorais.

Respondem pela mobilização as Bancadas do PT na Assembleia Legislativa, na Câmara dos Deputados e na Câmara Municipal de São Paulo.

Leia também

Últimas notícias