Presidente Lula participa das comemorações dos 50 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

O presidente Lula integra-se nesta terça-feira às comemorações dos 50 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Acompanhado da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), o presidente deve discursar em um […]

O presidente Lula integra-se nesta terça-feira às comemorações dos 50 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Acompanhado da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), o presidente deve discursar em um evento que será aberto com um vídeo sobre as lutas da entidade. Esta noite, falarão também Sérgio Nobre, atual presidente do sindicato, Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo, e Carmen Helena, vice-presidente da CUT Nacional.
Ao completar meio século, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC tenta ingressar nas negociações com organismos supranacionais como a Organização Internacional do Trabalho e a Organização Mundial do Comércio. Além disso, a ideia é discutir com o governo uma mudança na legislação atual para que os sindicatos não fiquem restritos a apenas uma região, ou seja, para que o Sindicato do ABC possa negociar por todos os funcionários de uma determinada multinacional, independemente das cidades em que a empresa esteja localizada. Sérgio Nobre considera que a medida é fundamental para evitar disparidades nas diferentes negociações de uma mesma multinacional.

Com informações do site do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.