França

Macron fala em construir ‘nação ecológica’ e agradece a quem votou para impedir avanço extremista

Preocupação das forças políticas já se volta para as eleições legislativas, previstas para junho

Reprodução Twitter
Reprodução Twitter
Diante da Torre Eiffell, presidente reeleito disse que governará para todos os franceses

São Paulo – Com a confirmação de sua vitória, na noite deste domingo (24), o presidente da França, Emmanuel Macron, foi ao Campo de Marte, diante da Torre Eiffel, em Paris, para o discurso de reeleição em tom conciliatório. Pediu para que os manifestantes não vaiassem a adversária, Marine Le Pen, e procurou acenar à esquerda, ao frustrado eleitorado de Jean-Luc Mélenchon, que ficou próximo do segundo turno, com quase 22% dos votos.

Ele se dirigiu àqueles que votaram “não por apoiar minhas ideias, mas para bloquear as da extrema direita”, que avançou na eleição deste ano em relação à de 2017. “Esta noite, não sou mais o candidato de um campo, mas o presidente de todos”, afirmou Macron. No discurso, o presidente declarou ainda que seu projeto é “fazer da França uma grande nação ecológica”: “Vocês escolheram hoje um projeto ambicioso. Um projeto europeu, social e ecológico, baseado no trabalho e na criação”.

Resultado com quase 97% das urnas apuradas apontava quase 17,5 milhões de votos para Macron (57,41%), ante 12,9 milhões para Marine Le Pen (42,59%). As abstenções totalizavam 27,63%. Os votos em branco eram 6,43% e os nulos, 2,30%.

Em rápido pronunciamento, Marine Le Pen já mirou as eleições legislativas, previstas para junho. Por sua vez, a prefeita de Paris, a socialista Anne Hidalgo, falou em rede social sobre “reconstruir uma nova esquerda”, contra uma extrema direita que “nunca esteve tão perto do poder”.

Também por meio de rede social, a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, cumprimentou Macron. “Juntos, vamos levar a França e a Europa adiante”. Já a presidenta do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, destacou que o continente precisa de uma “França forte” para enfrentar “os desafios de um mundo ainda mais incerto e perturbador”.


Leia também


Últimas notícias